Um RG pode salvar o seu filho

Você sabia que é possível emitir o RG (documento de identidade) para crianças desde o seu nascimento? E isso pode salvar a vida do seu bebê

E você sabe por quê? Porque se algo acontecer a criança, como um sequestro ( ninguém quer nem pensar nisso, mas, infelizmente, coisas horrorosas assim acontecem), fica mais fácil de identificar e achar a criança.

É sabido que crianças podem utilizar a certidão de nascimento como documento válido por um bom tempo (em alguns casos vale até a cópia autenticada desse documento). Mas ninguém contesta que o RG é mais prático de transportar !

A digital facilita a identificação em caso de desaparecimento da criança

É possível tirar o RG até mesmo de recém-nascidos nos postos do Poupatempo. É fácil e o atendimento é personalizado e preferencial. Como os bebês têm poucos dias de vida valem as impressões digitais tiradas apenas do dedo polegar, providência que também é adotada para crianças de até cinco anos. No espaço para a assinatura, a identidade dos bebês traz o aviso de que o portador está “impossibilitado de assinar”.

Como inserir o CPF no RG da criança

As novas certidões já estão sendo emitidas com CPF, então é só levar essa certidão no Poupatempo que o número do CPF será incluído no RG da criança. Caso a certidão do seu filho não tenha CPF, é preciso solicitar antes de ir tirar o RG, caso você queira que o RG tenha CPF. Se não fizer questão pode tirar o RG direto no Poupatempo, que será emitido sem CPF normalmente.

Para quem precisa tirar CPF, a orientação é ir até uma agência dos Correios com certidão de nascimento da criança e a cópia do RG e CPF do responsável (ou a CNH). O número é gerado na hora. Depois, é preciso acessar o site da Receita Federal , ativar o CPF e gerar boleto para pagar a taxa de ativação.

Veja como tirar o RG do bebê e da criança:

Para tirar a 1º via do RG não há pagamento de taxa. A foto do RG da criança/bebê será tirada no próprio Poupatempo, que tem algumas exigências/recomendações:

• Evitar usar roupas brancas ou muito claras. 

• Adornos de cabeça: seu uso é permitido se não impedir a visualização do rosto e dos cabelos.

O que é necessário levar:

  • Protocolo de agendamento no Poupatempo (recebido por e-mail ou SMS no celular).
  • Certidão de nascimento original e cópia
  • Número de inscrição no CPF (se tiver)
  • Documento da mãe original e cópia
  • Certidão de Casamento original e cópia (caso os responsáveis sejam casados)
  • 1 foto 3×4 (com fundo branco) – a foto pode ser tirada no Poupatempo

Quando renovar?

Legalmente, o RG não tem prazo de validade, mas o documento deve identificar a pessoa. Ou seja, se a criança cresceu e mudou de feições, o ideal é tirar uma segunda via atualizada. Isso vale também para adultos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s