Tablets e celulares provocam atraso na fala

Muitos pais demoram a procurar ajuda quando percebem um atraso na fala do filho, pois escutam comentários como “meu filho não falou nada até os 2 anos, depois virou um tagarela”ou “cada criança tem o seu tempo” e “você também era assim quando pequeno”.

Realmente, algumas crianças podem demorar mais do que o esperado para falar e a partir de certa idade se desenvolvem normalmente. Mas, isso não significa que o mesmo acontecerá com seu filho. Atraso na fala não se espera, se estimula.

E COMO ESTIMULAR UMA CRIANÇA A FALAR?

Quanto maior o número de palavras que um bebê ou uma criança forem expostos, melhor será o seu vocabulário no futuro. E ao contrário do.que voce pensa, deixar a televisão ligada no ambiente que o bebê estiver para ele escutar as palavras não estimula ele a falar .

Para o desenvolvimento da fala é fundamental a interação com seu filho. Então, diga oi, dê bom dia, boa noite e tchau. Cante músicas , leia um livro e brinque com bonecos ao invés de blocos de montar .

Aproveite as situações do dia dia , como a hora do banho, por exemplo, para estimular a linguagem ao nomear as partes do corpo e descrever suas ações. As refeições podem ser usadas para enriquecer o vocabulário e definir texturas e sabores .

Nomeie tudo .Diga sempre o que está fazendo com o bebê. “Estou trocando a sua fralda, pois você fez xixi”. “Hoje, você vai almoçar arroz, feijão, brócolis e tomate”. Ao passear com o bebê, aponte e diga o nome dos objetos, das ações e das cores.

Evite falar palavras erradas. Ao  conversar com o  bebê não fale como.um bebê . Para estimular a aquisição da linguagem é importante falar corretamente com a criança. Use palavras simples e completas.

ELETRÔNICOS SÃO RESPONSÁVEIS PELO ATRASO NA FALA

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sociedades de pediatria e pesquisas científicas, até os 2 anos de idade o contato com telas deve ser zero.

Um estudo canadense realizado com bebês de 18 meses de idade chegou à conclusão de que apenas 30 minutos diários em frente a celular, tablet ou televisão aumentam em até três vezes o risco de atraso na fala. Diversas outras pesquisas chegaram a resultados semelhantes.

Controle o tempo de tela

Então, crianças acima dos 2 anos, os pais devem limitar o uso se telas o máximo possível e incentivar as crianças a brincar . É importante também ser exemplo e não usar o celular em excesso na frente dos filhos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s