A “epidemia” que irá matar mais pessoas do que o câncer

Câncer ? Infarto? Derrame ? Qual a doença que mais mata ? A ” epidemia ” que matará mais gente nos próximos anos será provocada por bactérias . Bactérias multirresistentes a antibióticos . Você sabia ?

Um problema declarado há anos como uma das maiores ameaças para a saúde global se intensifica agora com a pandemia.

Pesquisadores e médicos atentos ao problema da resistência de bactérias e fungos acreditam que o uso desenfreado de antibióticos no tratamento de covid-19 tornará ainda mais drástico o cenário atual, em que já há falta de antibióticos capazes de combater certas doenças e micro-organismos — que, por vários fatores, têm se mostrado fortes e hábeis em driblar esses medicamentos.

Antes da pandemia, a situação já era preocupante: no cenário mais drástico, até 2050, a chamada resistência microbiana (doenças resistentes a antibióticos) poderá estar associada a 10 milhões de mortes anuais, afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019. Hoje, acredita-se que pelo menos 700 mil pessoas morrem por ano devido à essa resistência microbiana.

O uso excessivo desses medicamentos deve ser contido se quisermos frear a expansão de bactérias resistentes, que já matam 23 mil pessoas no Brasil por ano, afirmam especialistas.

A solução é parar com o uso de antibióticos?

Não. Esses medicamentos são muito importantes e devem ser prescritos com consciência. O antibiótico é um recurso muito importante, mas ele não é uma bala, é uma droga que deve ser usada no momento certo e pelo tempo adequado. E a pessoa deve confiar no médico, caso ele não prescreva esse tipo de medicação.

A população tem um papel importante para a redução do impacto das superbactérias. Uma atitude simples é não tomar medicação sem orientação médica, principalmente os antibióticos

E O QUE EU FAÇO PARA EVITAR TUDO ISSO?

1.TOME A CAIXA DE ANTIBIÓTICO ATE O FIM DO TRATAMENTO

Sim. O antibiótico deve sempre ser tomado até ao fim ou durante o tempo que o médico indicar, mesmo quando existem sinais de melhoras passados 3 a 5 dias de tratamento. Isto porque, mesmo quando existem melhoras dos sintomas as bactérias responsáveis por causar a infecção podem não ter sido totalmente eliminadas, o que faz com que a infecção não tenha sido completamente curada. Além disso, a interrupção do tratamento também pode fazer com que as bactérias sobreviventes desenvolvam resistência aos compostos usados, o que pode fazer com que o antibiótico se torne ineficaz no futuro.

2. NÃO TOME REMEDIO POR CONTA PRÓPRIA

O remédio indicado pelo balconista da farmácia , ou pela vizinha ou amiga , pode não ser o mais adequado para você , e provavelmente a dose ou o uso poderá estar incorreto . O que irá acontecer é a infecção não ser tratada e você ter que tomar outro antibiótico, mais potente e por mais tempo , além de custar muito mais . Não procure uma solução mais rápida , procure a melhor saudável e o melhor tratamento : procure o médico.

3. NÃO DEIXE GUARDADO O RESTANTE DA MEDICAÇÃO

Usou e sobrou ? Descarte . A validade nesses casos não ultrapassa 15 dias depois de aberto. Muitos pais se confundem e acabam achando que a validade da medicação é aquela da caixa , mas na verdade , depois de aberto , a validade é bem reduzida.

Remédio vencido é veneno. Não use , principalmente nas crianças.

Evite , evite , evite

Não adianta comer comida orgânica e deixar de comer carne vermelha se você pede por antibiótico na consulta . O uso excessivo pode levar a redução do sistema imunológico , ou seja você ficará mais doente quanto mais usar remédio. Além disso , há vários estudos que comprovam o uso de antibióticos pode levar a quadros de alergia , hiperatividade e até obesidade.

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s