Muitas crianças têm uma dificuldade imensa para engolir comprimidos. A maioria começa a engolir comprimidos a partir dos 10 anos. E cerca de 20 a 40% são incapazes de engolir uma pílula do tamanho padrão ou de uma cápsula, de acordo com um estudo publicado.
Um adolescente pode ter tantos problemas como uma criança de 5 anos. A questão está relacionada à ansiedade e às associações negativas com o medicamento. Muitos nunca superam o problema.
Por exemplo, 40% dos adultos americanos têm dificuldades para engolir comprimidos, embora a maioria não tenha problemas com alimentos ou líquidos. Já 80% alega que não gosta da sensação de ter uma pílula presa em sua garganta, 48% dizem que os remédios têm um sabor ruim e 32% alegam que as pílulas provocam vômitos.
Mas criança precisar usar comprimido ?
Ora , as medicações na forma de comprimido apresentam duas vantagens : não tem sabor e são mais baratas . Crianças maiores , acima de 7 anos podem ser bem resistentes a tomar xaropes e gotinhas . A grande maioria delas já tem peso superior a 30 kg , fazendo uso de doses máximas , cerca de 10 ml ou 30 gotas , o que dificulta ainda mais a aceitação .
Mas não posso esmagar ?
Embora alguns medicamentos possam ser tomados na forma líquida, esmagados, outros com liberação retardada e alguns com determinados revestimentos não podem ser esmagados ou divididos.
Como superar essa dificuldade?
Temos algumas técnicas que podem te ajudar , inclusive com adultos :
Copos de engolir comprimido
Copos de engolir comprimidos, vendidos em farmácias e sites da internet, ajudam a “beber” a pílula . O copo é preenchido com líquido e a pílula é colocada em um reservatório de modo que o líquido e a pílula se misturem apenas na boca, facilitando a deglutição .
Método da garrafa
Um estudo de 2014 com 151 adultos de até 85 anos, publicado no The Annals of Family Medicine, informou que o chamado “método da garrafa” pode ser bem eficaz para alguns. O comprimido é colocado na língua, os lábios são bem fechados em torno da abertura de uma garrafa de plástico e o comprimido é ingerido em um movimento de sucção rápida.
Mastigando alimentos
Mastigar alimentos pode ajudar os mais ansiosos a deglutir a medicação : coloque o comprimido na boca enquanto mastiga pedaços de pão ou até com folhas de alface .
Usar alimentos pastosos , como iogurtes ou purês também podem facilitar a ingesta , mas sempre em pequena quantidade , colocando a pílula na mesma colherada .
Fica a dica .