Por que meu bebê sofre com cólicas?

O bebê  nasce, mama e faz cocô sem problemas e de repente, começa a ter acessos de choro, acompanhados por contorcionismos de braços e pernas, punhos fechados e gritos inconsoláveis. É o início da cólica, que dura até por volta dos 3 meses e faz parte do desenvolvimento infantil.

Não há dúvida: você ofereceu leite , trocou a fralda , fez carinho e o choro simplesmente se torna inconsolável. O bebê sofre de dor .

Em geral, a dor começa no fim do dia, quando o bebê está cansado e o metabolismo passa a funcionar no modo noturno, mais lento. Sim a “hora da bruxa” tem explicação científica para o seu tormento começar depois das 18hs .

POR QUE ISSO ACONTECE?

Não foi nada que você fez ou deixou de fazer . Isso faz parte do desenvolvimento do bebê. Nos primeiros meses de vida o intestino ainda é imaturo . Na verdade, as cólicas são naturais e esperadas, isto é, fazem parte do desenvolvimentoda criança.

Elas acontecem nos primeiros três meses de vida porque seu filho está se acostumando a digerir o leite e a flora intestinal dele ainda não está formada, ocasionando contrações involuntárias da musculatura abdominal . Uma adaptação necessária para que o corpo da criança aprenda a lidar com o volume do alimento e também com os gases.

FOI ALGO QUE COMI ?

Pelo contrário! Toda mãe deve ter uma dieta equilibrada, com a quantidade adequada de calorias, incluindo em sua refeição diária o feijão, arroz, verduras, frutas, leite, carnes, além do consumo de pelo menos 2 litros de água por dia. Não retire os alimentos que está habituada a comer só porque está amamentando.

Em caso de dúvida, observe se a criança apresenta cólica ou incômodo após mamar. Se isso acontecer, tente recordar quais foram os alimentos que consumiu e reduza a quantidade do alimento suspeito na próxima vez que o bebê tiver dor.

Alguns alimentos relacionados com as cólicas do bebê são: chocolate, refrigerante, café, leite,feijão, e repolho. Para esses alimentos temos os seguintes compostos e seus possíveis mecanismos de ação:

Chocolate:  contém teobromina, composto que passa pelo leite e podem provocar excitabilidade se consumido em grande quantidade. 

Refrigerantecontém cafeína (responsável por um maior quadro de excitabilidade/agitação) além de inúmeros aditivos que podem passar para o leite materno. Por se tratar de um produto não alimentício e ultraprocessado não se recomenda o consumo na lactação.

Cafécontém cafeína, responsável por um maior quadro de excitabilidade/agitação, quando em excesso .

• Feijão, repolho, brócolis, couve flor: contém em sua composição rafinose e estaquiose, responsáveis  por desconforto por não serem digeridos no trato gastrointestinal. Como não temos as enzimas responsáveis pela degradação, ao alcançar o intestino grosso passa ser fermentado pela microbiota intestinal, produzindo gases e levando ao desconforto materno. Mas não há passagem destes açúcares ou dos gases produzidos pelo intestino da mãe para o leite materno.

Leite de vaca e derivados: contém várias proteínas, que embora degradadas, frações de aminoácidos “peptídeos”  são absorvidos e chegam no leite materno, sem comprovação “científica” com cólica infantil, exceto nos casos onde a criança desenvolve alergia a proteína do leite de vaca  . Vale lembrar que em situações de desconforto infantil quando a mãe consome leite de vaca e derivados a exclusão é de todos os derivados e somente após indicação médica.

Relaxe : um chocolate ao leite  (50-100 gr) vai ter pouquíssima quantidade de teobromina, uma cafezinho (80 mL) vai ter pouquíssima quantidade de cafeína, e o seu efeito no bebê vai ser muito pequeno.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s