Puberdade é a fase da vida em que ocorrem modificações no corpo de uma criança fazendo com que ela se torne um adulto. Nas meninas, a puberdade ocorre entre 8-13 anos. O primeiro sinal é o surgimento do broto mamário e sofre a influência genética ( a menina se desenvolve mais ou menos na mesma idade da mãe ). Nesta fase também surgem os pelos pubianos e axilares.
Mas nos últimos anos , especialistas notaram que o início da puberdade está cada vez mais cedo : hoje em dia, ele ocorre em uma média de idade de 8,8 ou 9,7 anos (variando conforme a etnia) – muito antes do que há duas décadas, quando começava somente a partir dos 10 ou 11 anos. Por quê?
Causas 
• Um dos fatores aceleradores é a obesidade. As meninas obesas evoluem com os caracteres sexuais mais rapidamente , porque o tecido gorduroso secreta hormônio feminino (o estrogênio ) .
• Outras possíveis causas são os pesticidas e o bisfenol A, chamados desreguladores endócrinos ( substâncias com capacidade para alterar o funcionamento do sistema endócrino-hormonal ). O bisfenol A está presente em diversos plásticos e embalagens e desde 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu a presença desta substância nas mamadeiras, pelo risco que representa para as crianças, mas ela continua presente em outras embalagens.
• Existe também o fator psicológico , que está associada a puberdade cada vez mais cedo nas crianças : violência , exposição a conteúdo inapropriado (novelas , vídeos ) e o abuso sexual .
Mito. Existem desreguladores na soja, mas segundo os últimos estudos , é necessário o consumo constante e de uma grande quantidade de soja para a menina evoluir com o surgimento das mamas decorrente do consumo deste grão.
Quando a puberdade é precoce?
A puberdade só passa a ser considerada precoce , quando os sinais surgem antes dos 8 anos nas meninas. E aí surge a grande preocupação das mães : qual o impacto psicológico na minha filha ? Ela tem maturidade para menstruar?
As meninas são emocionalmente imaturas para lidar com um corpo desenvolvido antes dos 8 anos . Isso gera angústia, problemas de autoestima e bullying por parte dos colegas. Por isso a procura por orientação e tratamento são comuns.
Tratamento
O tratamento dependerá da causa . Em 90% dos casos , não há causa aparente e será administrado o hormônio , injetável , para bloqueio da puberdade até os 10 anos .
Mas em alguns casos , a puberdade precoce poderá estar relacionada a doenças hormonais e até a tumores.Nos meninos, a situação é um pouco mais alarmante, pois 2/3 das ocorrências se associam a alterações neurológicas e, desses, 50% são provocados por tumores, segundo o Ministério da Saúde.
Qual o prejuízo de menstruar mais cedo?
Além do componente psicológico ( imaturidade mental x corpo adulta) alguns problemas podem ocorrer, como a baixa estatura.
Meninas que menstruam antes dos 12 anos de idade têm maior risco de desenvolver depressão e comportamentos antissociais.
Crianças com puberdade precoce tem a média de altura final inferior , pois o tempo do tempo de desenvolvimento da estatura ( estirão de crescimento ) foi reduzido. Ou seja, a criança ganha vários centímetros em um curto período e, depois, para de crescer. Quanto mais cedo, maior o prejuízo. Se uma garota entrar na puberdade com 1,44 metro, por exemplo, vai crescer mais 20 centímetros, aproximadamente. Mas, se tiver por volta de 1,34 m, é possível que não chegue nem a 1,54 m de altura.
A atividade física aeróbica , como natação e vôlei , podem ser realizadas de forma complementar , com bons resultados na estatura final .
A Medicina avançou muito e tem o poder de devolver a infância e acertar o compasso do crescimento, assegurando um futuro com mais autoestima e equilíbrio. Está nas mãos dos pais a responsabilidade de detectar os primeiros avisos do corpo e, diante deles, correr para buscar ajuda médica.
Fica a dica!