Sem dúvida, o leite materno preenche todas as necessidades nutricionais do bebê . Ele não é apenas uma fonte de nutrientes , mas uma fonte grande complexidade biológica ( lactobacilos benéficos ) , ativamente protetora de infecções e alergias.
Mas e quando não há leite materno, bebês podem tomar leite de vaca ou apenas fórmulas infantis?
No Brasil, o leite de vaca é a principal alternativa para as mães que não podem amamentar seus filhos, devido ao baixo custo do produto em relação às fórmulas infantis.
Pesquisas realizadas mostram que 60% dos bebês brasileiros com menos de seis meses já tomam leite de vaca. Isso se deve, sobretudo ao alto preço das fórmulas infantis.
E qual o problema? Todo mundo da minha família tomou leite de vaca e está saudável !

Pelo menos 1 vez ao dia eu ouço essa frase . Então vamos saber um pouquinho mais ?
Bebê em uso de leite de vaca ( caixinha , pó ou saquinho ) tem anemia ferropriva (anemia por deficiência de ferro) com muito mais frequência. Isso acontece porque além do leite ter pouco ferro , a disponibilidade dele não é ideal .
Como os pequeninos possuem um intestino ainda não totalmente desenvolvido, o consumo de leite de vaca tem sido relacionado ao aparecimento da alergia a proteína do leite de vaca, uma condição que afeta de 5% das crianças até 2 anos de idade. A absorção da proteína íntegra pelo intestino pode levar o sistema imunológico a reconhecê-la como “inimiga” e desencadear um processo inflamatório a cada vez que encontrá-la . Essa reação promove quadros de vômitos , diarréia ou sangramento nas fezes e perda de ganho de peso.
Atenção ! Isso também pode ocorrer em bebês que são amamentados ou que usam fórmulas , mas a concentração da proteína do leite de vaca no leite materno é bem menor .
Outro risco associado a ingestão de leite de vaca é o de desenvolver problemas nos rins , devido a sobrecarga , para filtrar e eliminar o excesso de sódio e proteínas . Há ainda o risco de deficiência de cobre, zinco, vitamina A, C, E e ácido fólico e gorduras essenciais (ômega 3 e ômega 6) principalmente quando se utiliza o leite muito diluído, prática muito comum.

Por todas estas evidências, não é recomendada a utilização do leite de vaca integral na alimentação da criança durante o primeiro na de vida para Sociedade Brasileira de Pediatria .
E o Ninho fases pode ?
Como uma opção mais barata as fórmulas infantil , muitas mães acabam fazendo o uso inadvertido de compostos lácteos. Esses produtos estão dispostos nas prateleiras de farmácias e supermercados ao lado de fórmulas infantis , com embalagens são muito parecidas e com preço bem menor. Como se fosse uma fórmula, mas mais barata.

Compostos lácteos não podem ser chamados de leite, pois contém em sua formulação, ingredientes vegetais como milho, soja e canola. Não são uma opção para bebês menores de 1 ano.
Os compostos levam em sua composição 51% de leite e trazem a inscrição “enriquecidos com alguns vitaminas” , mas estão longe de ser um alimento adequado para bebês e crianças. Possuem flavorizantes doces, o que os torna muito saborosos, mas que podem criar um hábito de consumo de alimentos adocicados nas crianças. Exemplos de compostos lácteos: Ninho Fases (+1, +3, etc), Enfagrow, Milnutri Pronutra.
Por que a fórmula é a melhor opção ?

As fórmulas são produtos indicados para bebês até 1 ano de idade. O objetivo desses produtos é complementar o aleitamento materno ou substitui-lo, quando a mãe não tem leite suficiente para alimentar o seu bebê ou não deseja amamentar.
As fórmulas estão associadas com o melhor desenvolvimento do cérebro, do intestino e do sistema imune, quando comparados ao uso do leite de vaca integral (não modificado). Destaque-se que o objetivo não é mimetizar o leite materno, mas fazer com que a alimentação se aproxime dos efeitos e benefícios funcionais que o leite materno.
A escolha do tipo de fórmula e a quantidade que deve ser consumida, deve ser recomendada por médico , devendo levar em consideração o estado nutricional da criança e suas necessidades nutricionais. Por isso a fórmula hipoalergênica não é a primeira opção !
Olá Dra, amamentei minha bebe exclusiva no leite materno até os 6 meses, em seguida introdução alimentar com frutas, almoço e janta, e tamb passei a dar Aptamil premium só a noite e (continuo amamentando) agora com uns 10 meses notei que ela está começando rejeitar a fórmula, e comprei ninho levinho de caixinha para teste, está indo bem (fezes normal) e gostaria até mesmo testar o ninho integral caixinha, oque a senhora me sugere? é saudável? gosto muito de ler e compreender sobre alimentos, oque realmente vai trazer benefícios para a saúde dela.
Desde já agradeço muito pela atenção !
CurtirCurtir
E quem nao tem condicoes de conprar formulas ? Qual seria as opcoes ?
CurtirCurtir