Meu filho não tira a mão do pipi

A masturbação faz parte do desenvolvimento infantil e é algo natural, mas é comum que os pais fiquem constrangidos, e até mesmo assustados, ao flagrar os pequenos fazendo essas descobertas.

O fato da criança se masturbar não quer dizer que foi exposta ao sexo ou viu algum conteúdo impróprio, como muitos acreditam. Não tem conotação erótica: a criança apenas percebe que friccionar a região é gostoso.

É um erro compararmos a masturbação de uma criança com a prática em adolescentes e adultos, que usam as fantasias eróticas no momento. Para eles, a masturbação é um ato mecânico, que descarrega a tensão e traz prazer.

Tem início geralmente após a retirada das fraldas , já que as crianças passam a ter mais acesso aos genitais. Abre-se um novo território a ser explorado e torna-se comum que descubram sensações gostosas ao tocá-las.

Estas crianças apenas constatam algo como ‘olha, é diferente quando toco nesta parte do meu corpo!’. E, por não haver malícia nem compreensão das regras sociais, é comum que façam isso num almoço de domingo com a família inteira na sala, por exemplo.

MASTURBAÇÃO OU CONVULSÃO?

Por ser um assunto recheado de tabus , tem muita mãe com vergonha de abordá-lo durante a consulta médica. Tenho recebido muitas mensagens sobre o assunto e alguns pais podem até confundir quadros de convulsão com masturbação, por exemplo .

Sim, pode parecer estranho, mas é bem comum – “minha filha fica com o corpo duro e as mãos na virilha e depois relaxa , já levei no médico porque achei que ela estava convulsionando mas ninguém fez nada e ainda me mandaram procurar um psicólogo ” – essa foi uma mensagem enviada por uma mãe aflita que recebi por email . E já recebi muitas meninas com a mesma queixa ( nos meninos fica muito evidente quando se masturbam ) ,com pais incrédulos que isso esteja ocorrendo com a sua filha .

A masturbação infantil, natural do desenvolvimento, é descoberta em diferentes fases e praticada usando as mãos, um bichinho de pelúcia entre as pernas e até se esfregando no braço do sofá. Mas as crianças devem conhecer e ter noções de privacidade , para que não seja feito em qualquer lugar : assim como usamos o banheiro para evacuar ou fazer xixi , para se masturbar ela deve ter privacidade .

O QUE FAZER?

Apesar de natural, os pais devem ficar atentos se a atividade masturbatória está muito intensa e frequente. Não é normal a criança ou parar a brincadeira para se masturbar. Caso a atividade esteja compulsiva, você deve conversar com o seu pediatra .

Observe se a criança não está usando a prática para se aliviar tensões e se acalmar. Pode ser um sinal de ansiedade .

Explique que não há nada de errado com o que ela está fazendo, que entende que é gostoso, mas que há condições para que o toque aconteça. É um ótimo momento para explicar a ela que o corpo é dela, e que só ela pode tocá-lo, quando estiver sozinha, assim ela já entende as diferenças entre o público e o particular e que ninguém pode tocar seu corpo sem o seu consentimento.

O ideal é ter uma postura aberta, mas respeitar o tempo dos seus filhos. Embora a criança tenha curiosidade, não está pronta para ouvir grandes elaborações sobre sexo e como os filhos são feitos.

Se você é religioso ou tem seus próprios tabus em relação a isso, tudo bem. Cada um tem uma maneira muito particular de lidar com a própria intimidade. Mas vale considerar que estamos falando de um processo de descoberta, que é natural ao corpo, e não sobre desejo ou sexo.

Tenha em mente que orientar a criança não é incentivar algo no qual você não acredita, e que a educação é uma das formas mais eficazes de proteger a criança .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s