A febre é uma das queixas mais comuns nos atendimentos pediátricos: 20 a 30% das consultas nos consultórios, 65% das consultas nos serviços de emergência, chegando à 75% nos atendimentos telefônicos e WhatsApp . Mas por que temos tanto medo ?
Febre não é doença , mas sintoma
A febre não é doença , mas um sintoma de infecção ou inflamação. As causas mais comuns são infecções virais, como respiratórias, urinárias, otites, amigdalites e pneumonias. Na maioria das vezes, no entanto, trata-se de um sintoma benigno que vai embora espontaneamente. Você leu certo : tende a desaparecer sozinha, sem a necessidade de medicação ( antibiótico ).
A febre é uma reação normal do organismo para protegê-lo. Ajuda a aumentar nossa imunidade, as nossas defesas.
Acima de 37,8º podemos considerar uma criança febril, o que não quer dizer que temos que medicar. Nesse caso, tirar as roupas, dar banhos (nem frio, nem quente), hidratar oferecendo água e líquidos a vontade, medir novamente a temperatura após 30 minutos. Na maioria dos casos a febre vai desaparecer sem medicação.
Mas eu tenho medo de dar convulsão 
A convulsão febril costuma acontecer entre os 6 meses e os 6 anos de idade, é benigna, não deixa sequelas e não precisa de medicamentos preventivos. Tem muito a ver com a subida, ou descida, brusca da temperatura; pode acontecer com 37,5 ou 39º, não é o número em si, mas a predisposição. É mais comum se houver familiares que já tiveram o mesmo quadro quando crianças.
Quando devo me preocupar?
Há algumas situações que requerem um alerta maior, destacadas a seguir:
• Bebês abaixo de 3 meses de idade com temperaturas acima de 38º ou abaixo de 35,5º;
• Quando, após normalizar a temperatura, a criança se mantiver irritada, com choro persistente ou muito “largadinha”, mole, apática, com pouca reação, sem querer mamar;
• Quando a febre estiver acompanhada de sintomas persistentes como dor de cabeça intensa, pele com manchas avermelhadas, vômitos que não cessam, irritabilidade extrema ou sonolência, dificuldade importante para respirar.
A criança febril fica com o rosto vermelho, o coração acelerado, respira mais rápido que o normal, sente frio e fica abatida. As mãos e os pés ficam frios e algumas podem ter dores de cabeça e musculares. Por isso , reavalie o estado geral da criança quando a temperatura baixar.
Quanto tempo leva para a temperatura deve baixar após a medicação?
Normalmente, é preciso esperar de 30 a 40 minutos para a temperatura diminuir. E o principal objetivo não é fazer a temperatura voltar a 36,5 ºC (normal), e sim aliviar o mal-estar da criança.
Mas a febre não abaixa!
Em algumas situações é possível alternar antitérmicos com diferentes composições a cada três horas ( como dipirona e paracetamol , por exemplo ). As compressas e banhos morno / frio também são coadjuvantes para baixar a temperatura.
Nunca dê banho com água e álcool, nem faça compressas com álcool, pois há risco de a criança inalar essa substância ou ter uma reação alérgica. Opte também por roupas de algodão e ofereça muita água .
Verifique a validade e a dose da medicação . Estes erros são comuns e dificultam o controle da temperatura.
Febre faz bem ao organismo
Criança com febre tem um corpo saudável que reage a agressões . O preocupante é quando há uma infecção de maior gravidade – infecção de ouvido com pus , pneumonias , por exemplo – sem o aumento da temperatura . Neste caso , não houve o principal “alarme” e a infecção pode se alastrar rapidamente .
A alta temperatura pode realmente ajudar as crianças na batalha de uma doença. Especialistas afirmam que a febre força a criança desacelerar, descansar e dormir mais. Itens vitais na recuperação.
Evite levar a criança ao Pronto Atendimento logo após o início da febre . Os indícios de infecções de garganta ou de ouvido , alterações laboratoriais para diagnóstico de dengue ou infecção de urina demandam tempo . Dificilmente o médico fará o diagnóstico do motivo da febre antes de 24 horas .
E não fique desesperada quando a temperatura subir . Mantenha a calma e observe a presença de sinais e controle a frequência dos picos de febre.
Fica a dica
Olá Dr meu filho está a um mês resfriado já levei ao pediatra 2 vezes foi medicado da última vez me falou em gripe alérgica. Só que hoje derrepente ele teve febre e está tossindo muito.estou desesperada
CurtirCurtir
Leve-o em consulta
CurtirCurtir
Olá Dr. tudo bem?
Gostaria muio de poder contar cm a Dr. para sanar algumas dúvidas.
Minha filha tem trés anos e sete meses ,ela tem bronquite e é super alérgica , noto q tem olheiras e quando fica cm crise elas ficam profundas e mais escuras.
Noto também que quando tem crise e tosse muito sempre vem acapanhada de febre , essa febre vai e volta ,medicamos e depois e
horaseaté de dias desaparece, tipo do nad
CurtirCurtir