O achocolatado pode, sim, ser um bom complemento diário para o café da manhã das crianças, segundo nutricionistas. O problema é que esse tipo de alimento costuma ser rico em açúcar, sobretudo os industrializados, de caixinha.
O leite é fonte de cálcio e o chocolate possui flavonoides, substâncias antioxidantes capazes de reduzir o risco de doenças cardíacas e outros males à saúde.Mas tudo em excesso pode levar a consequências sérias à saúde. O uso dos achocolatados na na troca de uma refeição ( almoço ou jantar) pode levar a obesidade e a deficiências nutricionais , por exemplo.
O achocolatado na mamadeira , principalmente no período noturno , é a principal causa de cárie dentária .
A presença desse pó nas mamadeiras e copos de meninos e meninas é um hábito familiar que vem sido passado de geração a geração. Além disso, funciona, em muitas situações, como um facilitador para que a criança tome o leite pelo sabor bastante adocicado.Mas será saudável?
Tipos de achocolatado
ACHOCOLATADO LÍQUIDO
Aquele que já vem pronto para beber, na caixinha. Possuem aditivos químicos, como espessantes e gordura vegetal hidrogenada. Não são indicados para as crianças.
ACHOCOLATADO EM PÓ
Assim como os achocolatado líquido , possuem muitos aditivos químicos ( espessantes , corantes , conservantes ) e o principal ingrediente é o açúcar .Verifiwue com atenção a lista de ingredientes : algumas marcas têm 50% e 70% de cacau, enquanto outras vendem açúcar com sabor de chocolate .
Para se ter uma ideia, 75% dos componentes de uma embalagem de Nescau são açúcares. Na de Toddy, o percentual é de 90% .
Uma colher de achocolatado muitas vezes já é o máximo de açúcar que a criança deve consumir durante o dia!
CHOCOLATE EM PÓ
CACAU EM PÓ
Sem adição de açúcar. Aí você que escolhe quanto (e se) vai adoçar. Pode ser encontrado em lojas de confeitaria – mas também é cada vez mais fácil de achar nas redes de supermercado.
Dicas práticas
• Se o seu filho estiver acostumado ao achocolatado, troque pelo chocolate (ou cacau) em pó e adoce – vai ser preciso readaptar o paladar, acostumado com o doce do achocolatado. Com o tempo, vá tirando o açúcar. Você vai notar cada vez melhor o sabor do cacau.
Tem técnica para dissolver: misture o pó com um mínimo de leite, mexa bem e só depois acrescente o restante do leite. O chocolate e o cacau em pó são menos solúveis do que o achocolatado.
Considerando as crianças que comem bem, um achocolatado de vez em quando não faz mal. Mas é importante regrar o consumo: uma porção ao acordar. E nunca substitua uma refeição por um copo de leite .
• Para não “viciar” o paladar e, ao mesmo tempo, variar os itens do café da manhã, o ideal é revezar o leite com chocolate com vitaminas à base de frutas, como morango, banana, pera, maçã e abacate.
Fica a dica.
Um comentário