Febre, tosse e, principalmente, dificuldade para respirar. Esses são os sintomas mais frequentes da pneumonia, uma infecção nos pulmões que pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. A intensidade da doença varia de leve a muito grave, dependendo de quem está causando a pneumonia e outros detalhes ligados às condições do doente.
A boa notícia é: a maior parte das pneumonias são leves e respondem bem aos tratamentos, desde que diagnosticadas rapidamente, e não costumam deixar sequelas e não necessitam de internação .
Embora seja uma doença com maior incidência no inverno, a pneumonia pode contagiar um número considerável de pessoas também no verão. Nos dias mais frios, ocorre mais aglomeração de pessoas e transmissão dos micro-organismos causadores da infecção. Já nos períodos mais quentes, o uso de ar-condicionado é intensificado, estimulando o ressecamento da mucosa nasal, que facilita a chegada dos vírus e bactérias aos pulmões.
Dados do Ministério da Saúde mostram que a cada três internações provocadas por pneumonia no inverno, duas são registradas no verão.
A culpa é do ar condicionado ?
O ar frio dos aparelhos de refrigeração resseca a mucosa respiratórias e facilita a entrada de vírus e bactérias no organismo, que podem levar a quadros de pneumonia . Além disso , aparelhos sem troca de filtro ou limpeza frequente , podem espalhar vírus e bactérias pelo ambiente.
E como dormir nesse calor ?
Os especialistas recomendam o uso do ar condicionado com cautela , ou seja , somente para climatizar o ambiente , com temperatura entre 24 a 26 graus para as crianças . O mesmo serve para a refrigeração no carro : choques de temperatura , quente e frio , fazem mal à saúde , provocando o aumento de secreções e tosse.
Devo usar ventilador ?
O uso de ventiladores também requer cuidado e é necessário manter os ambientes sempre limpos para que a poeira acumulada não se espalhe. Nunca direcione o aparelho diretamente para a criança .
Como prevenir ?
• mantenha a criança bem hidratada : oferecer água protege a mucosa respiratória , facilitando a eliminação de secreções e bactérias;
• use umidificadores ou toalhas úmidas ao utilizar o ar condicionado ;
• deixe a casa arejada , bem ventilada e com exposição ao sol;
• troque filtros de ar e ventiladores com as pás limpas ;
• evite o choque térmico : sair e entrar no quarto ( ou no carro) frio para o ambiente quente ;
• mantenha uma boa alimentação com frutas e verduras .
• vacinação em dia !