As altas temperaturas registradas nos últimos dias estão incomodando até mesmo quem gosta de calor.Tomar bastante água, usar uma roupa mais leve, curtir uma praia ou um banho de piscina ajudam a refrescar, mas para crianças os cuidados devem ser redobrados nesta época do ano.
E aí surge a dúvida , ventilador pode fazer mal a saúde? Pode sim , principalmente se usado incorretamente . Então eu listei alguns dos erros mais comuns que os pais cometem ao usar o aparelho :
1. Criança não sente mais calor
Cuidado com quem regula o ventilador. Com a pandemia as crianças ficaram em casa e não estão submetidas aquele baita calorão que está do lado de fora . Então, ao chegar em casa , não vá ligando e deixando tudo no máximo, pois o choque de temperatura faz mal a saúde de todos , até dos adultos.

Atenção aos bebezinhos! O corpo do recém-nascido resfria e esquenta muito facilmente , porque o centro de regulação de temperatura corporal ainda não está maduro. Assim eles estão mais expostos as variações de temperatura e podem evoluir com doenças respiratórias mais facilmente.
2. Limpeza das pás
O ventilador precisa ser higienizado, prestando atenção especial às hélices, onde a poeira se deposita. Afinal ninguém deseja receber um lufada de vento cheio de poeira e ácaros na cara não é mesmo ?

3. Limpeza do ambiente
O ventilador é colocar o ar em movimento, criando uma corrente que refresca o ambiente. Mas imagine o que acontece quando se liga o aparelho em uma sala cheia de poeira, com mofos nas paredes e sem incidência de sol. Exato: todas as partículas alergênicas da sujeira, fungos e bactérias ficam circulando no ambiente, o que pode ser seriamente prejudicial a crianças alérgicas.

4. Nunca direto sobre a criança!
Lembre-se de nunca deixar que a corrente de ar incida diretamente na criança, o que pode aumentar o ressecamento das mucosas e levar a gripes e resfriados.
Ventiladores de teto devem sempre ser utilizados no modo exaustor, no qual o ar é direcionado para cima. Já os aparelhos de chão ficam posicionados de frente para a parede: assim, o ar bate e volta, protegendo a criança da corrente de ar .
Nunca deixe seu filho molhado em frente a corrente de ar do ventilador !
5. Não esqueça do umidificador
Um dos efeitos facilmente percebidos ao dormir com o ventilador ligado é a sensação de boca seca e garganta arranhando. Isso ocorre porque o ventilador torna o ar muito seco e, consequentemente, resseca as vias respiratórias ( e você trocou o ar condicionado pelo ventilador por conta da umidade , não é 🤔).

Essa sensação ruim pode não só atrapalhar o sono, como provocar irritação na garganta e tosse. Para minimizar o problema, é recomendado utilizar um umidificador de ar ou colocar uma bacia com água no quarto. Além disso, é importante deixar as portas e janelas abertas, mesmo que seja uma fresta, para circular o ar e arejar o ambiente.
Fica a dica.