8 dicas para proteger seu filho do coronavírus

De acordo com as evidências atuais, os recém-nascidos, bebês e crianças menores, de fato apresentam uma menor incidência de infectados quando comparados à população adulta e idosa. Contudo, estes casos existem, provando que a covid-19 afeta todas as idades. Assim, o cuidado de toda a família é importante na prevenção desta doença.

As crianças são expostas ao COVID-19 quando o vírus entra em contato com os olhos, nariz ou boca. Isso geralmente ocorre quando uma pessoa infectada próxima tosse ou espirra, o que libera gotículas respiratórias no ar, no rosto da criança ou em superfícies próximas, como mesas, alimentos ou mãos.

1. ATENÇÃO AS AGLOMERAÇÕES

Primeiramente, deve-se lembrar de evitar aglomerações durante o período da pandemia, pois esta é uma medida fundamental na prevenção da transmissão da doença. Porém, se as aglomerações não puderem ser evitadas por algum motivo, a recomendação atual é de que crianças acima de 2 anos de idade usem máscaras de pano cobrindo tanto o nariz quanto a boca. Já os menores de 2 anos não devem usar máscaras, pois podem ser sufocadas por não terem um controle amadurecido do processo respiratório.

2. AMAMENTE!

O aleitamento materno deve ser mantido mesmo na vigência de infecção materna pelo Sars -cov 2 . Os anticorpos transmitidos pelo leite materno conferem uma proteção eficaz ao bebê.

3. MANTENHA A CARTEIRINHA EM DIA

É superimportante manter a caderneta de vacinação em dia! Com as taxas de imunização em queda, é essencial proteger as crianças de doenças graves como meningite, pneumonia, hepatite, paralisia infantil, sarampo, entre outras.

A vacinação não protege contra o coronavirus,  mas auxilia quando a criança está doente . Assim descartamos outras hipóteses diagnósticas e aceleramos a busca pelo tratamento adequado.

4. FORTALEÇA A IMUNIDADE

Até o momento, não existem dados científicos comprovados sobre o assunto. Não há evidências que o uso de medicamentos, como vitamina D, vitamina C ou zinco, com a intenção de melhorar a imunidade , tenha qualquer impacto na proteção da infecção ou de formas graves.

Mas uma criança saudável tem uma menor incidência de gripes e resfriados e com certeza não irá fazer exames ou testes para descartar Covid desnecessariamente.

5. TESTE RT-PCR

Muita gente tem feito o teste RT-PCR da Covid-19 para ter alguma garantia de que não está infectado e poder curtir confraternizações com familiares ou até mesmo férias com um pouco mais de segurança.

O PCR é uma fotografia do momento, ele diz que no momento da coleta ou eu tenho, ou eu não tenho o vírus, em quantidade infectante, dentro do meu corpo, mas não dá garantia de que amanhã ou depois de amanhã a pessoa possa ter a doença.

Mas quando pessoas próximas estiverem com suspeita clinica, o exame feito rapidamente auxilia no isolamento da criança, protegendo-a. O diagnóstico precoce da doença no foco familiar é uma importante forma de proteger a criança e pessoas do grupo de risco.

6. ISOLAMENTO ANTES DA VISITA AO RECÉM-NASCIDO

Familiares querem muito ver o seu bebê recém nascido ? Eu sei que fica bem complicado simplesmente dizer não. Afinal , a pandemia não tem data para terminar e bisavós ou avós não podem esperar não é mesmo .

Se não puder evitar , peça que o visitante faça um isolamento severo , por 10 dias antes da visita : sem participações festinhas de família ou amigos e muita atenção a saída ao supermercado .

7. FAÇA TUDO AO AR LIVRE

Mantendo o distanciamento social , as atividades ao ar livre possuem baixa incidência de contaminação, principalmente em crianças. Clubes e praias podem ser frequentados desde que o contato próximo ocorra somente entre membros que moram na mesma casa.

Quem vê cara não vê infecção: amigos podem conter o vírus!

8. USE MÁSCARA!

Use máscara sempre ! É uma forma eficaz para prevenção . Proteja quem você ama e não traga a doença até a sua casa .