O que são parabenos?

Usados há mais de 50 anos, os parabenos são produtos químicos que inibem o crescimento de microorganismos — bactérias e fungos — presentes principalmente em cosméticos e alimentos Fazem parte da composição de quase 80% dos cosméticos, principalmente no Brasil, onde seu uso ainda é permitido.

Os impactos sobre a saúde humana do uso de produtos que contêm parabeno é um tema bastante polêmico. O principal motivo disso é a discussão sobre tais compostos químicos serem ou não carcinogênicos (causarem câncer).

A grande questão é de que, a longo prazo , com o uso frequente de produtos e alimentos contendo a substância, o acúmulo da substância no organismo poderá atingir níveis tóxicos . Isso poderia desenrolar uma série de alterações hormonais e aumentar a incidência de câncerde mama , pele e até reduzir a fertilidade em homens. Por isso , alguns países aboliram o uso de parabenos em cosméticos infantis.

Um estudo publicado na revista Environmental International, realizado por pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP em colaboração com pesquisadores americanos, mostrou que crianças brasileiras estão muito expostas a esse tipo de substância.

Em comparação com estudos feitos em outros países, na amostra brasileira observou-se uma alta concentração nas amostras de urina de disruptores endócrinos.

Disruptores endócrinos são substâncias químicas não produzidas pelo organismo e que podem provocar alteração no equilíbrio hormonal do corpo.

Os cientistas focaram nos pequenos, porque mudanças na produção e no funcionamento de hormônios durante o desenvolvimento trariam repercussões mais graves.

ENTÃO POR QUE AINDA TEMOS PRODUTOS COM PARABENOS?

O uso é seguro se usado dentro da dosagem permitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que é de 0,8%. Não usar parabenos pode gerar produtos com curta duração ou com alto risco de contaminação e deterioração, já que os conservantes são adicionados para manter o produto sem contaminação durante o uso.

Nos últimos dez anos, podemos ver no mercado brasileiro uma considerável quantidade de produtos parabeno-free, embora, em geral, custem mais caro.

SERÁ QUE ESTOU USANDO PRODUTO COM PARABENO?

Pode-se detectar a sua presença em algum produto olhando a embalagem. Na parte dos ingredientes ou composição, basta procurar a palavra parabeno ou paraben. Também é comum conter um prefixo, como butilparabeno e metilparabeno. Caso não tenha, o produto é parabeno-free!

Alguns dos exemplos mais utilizados incluem:
• Metilparabeno;
• Propilparabeno;
• Butilparabeno;
• Isobutilparabeno
• Etilparabeno
• Benzilparabeno.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s