Leite puro, essa é a recomendação para todas as crianças . Mas é quase irresistível dar uma certa corzinha ou um sabor adocicado no leitinho das crianças não é mesmo ?
Muitos pais recorrem aos achocolatados e farinhas na tentativa de melhorar e aumentar a quantidade de leite , para suprir as deficiências de nutrientes . Entretanto , não adianta substituir refeição por leite , mesmo que enriquecido com vitaminas .
Vamos ver as principais misturinhas e suas desvantagens :
1. Sustagen 
Você já deu uma olhadinha na tabela nutricional do Sustagen kids ? É assustadora : em 30 g do produto temos 27 g de carboidratos , ou seja , 90% do produto é composto por açúcar .
Trata-se de açúcar ( sacarose ) com leite em pó:
A criança que toma leite com Sustagen pode ter aumento do peso , mas sem as alterações dos hábitos , continuará sempre com dificuldade em se alimentar .
2. Farinha láctea
Apresenta 73% da sua composição a base de carboidratos e assim como o Sustagen , possui uma baixa quantidade de fibras . Trata-se apenas de farinha de trigo com açúcar :
A constipação intestinal é frequente nas crianças que fazem uso do produto .
3. Mucilon
Também calórico , trata-se de uma mistura de farinha de arroz com açúcar :
Dentro da linha Mucilon , há várias opções : com aveia , milho , multicereais e até com zero açúcar .
Na opção zero açúcar , temos a mistura de farinhas de arroz, aveia , cevada , milho e quinoa . Enriquecida com frutas é uma das melhores opções .
4. Chocolate em pó 
São calóricos , uma mistura de chocolate com açúcar . Uma boa troca seria utilizar cacau em pó com açúcar : mais nutritivo e com menos calorias .
Qual a melhor opção ?
Depende . Em alguns casos , crianças com baixo peso podem fazer uso de alguns produtos para aumentar a oferta calórica , com acompanhamento de uma nutricionista e controle de peso . Mas gostaria de deixar claro que a opção mais saudável será sempre o leite na forma pura ou batido com frutas e iogurte.
Não troque almoço ou jantar por mamadeira . Nunca . Crianças maiores de 1 ano de idade precisam comer bem e não mamar !
O objetivo do post é mostrar a você quanto açúcar oferecemos a criança . Adicionar algo no leite só aumenta o risco de obesidade e sem acrescentar nenhum benefício nutricional .
Reflita sobre estes hábitos tão enraizados na nossa cultura ! O paladar tão adocicado oferecido a crianças tão pequenas com certeza terá muita influência nas duas escolhas por uma vida inteira .
Meu filho tem 2 anos e 2 meses e toma o leitinho antes de dormir ,quando acorda e depois do almoço pra dormir!
Eu diminuir a quantidade pois estava tomando muito agora não dou nem metade da mamadeira (120 ml )a cada mamada, até que idade vc me recomenda manter o leitinho dele, eu tirei por duas semanas pq queria que ele tomasse no copo mas ele não quis , como achei que estava novo demais pra larga o leitinho voltei com a mamadeira e ele ficou todo feliz, moramos nos EUA e aqui ele sempre indica a larga a mamadeira cedo.
CurtirCurtir
Dei leite puro a minha filha por 1 ano , até minha madrasta dizer que se desse leite puro , criava verme na criança. E que isso tinha sido instrução de uma pediatra. E que eu deveria colocar pelo menos Mucilon no leitinho dela , se não daqui a pouco a menina tava defecando verme. Morrendo de medo (mãe de primeira viagem) , dei leite com Mucilon e agora ela não quer mais tomar puro.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vá diminuindo aos poucos
CurtirCurtir
E sobre leite de soja o Ades é saudável?
CurtirCurtir
Ades não é leite de soja , mad uma mistura de leite de soja com suco de frutas . Pode ser oferecido , mas nunca no lugar do leite
CurtirCurtir
Pra um bebê de 3 meses que toma,nestogeno! O que eu da .com o leite???
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não entendi
CurtirCurtir