Minha filha está com corrimento, será normal? Essa dúvida preocupa muito as mamães de meninas, pois afinal de contas, uma criança pode ter corrimento vaginal? A resposta é sim, isso pode acontecer e é muito comum.
Existem duas situações em que um corrimento normal, fisiológico como chamamos, pode aparecer: na bebê recém-nascida que ainda sofre estímulo dos hormônios da mamãe, e na menina que em alguns meses terá a primeira menstruação.
No bebê , no primeiro mês de vida , o corrimento pode ser ligeiramente avermelhado e róseo . Ocorre devido à presença dos hormônios maternos passados pelo leite materno . Já na adolescente , o corrimento fisiológico é também decorrente da produção hormonal, mas sempre sem odor , de aspecto semelhante a clara de ovo , devido à puberdade.
Causas
Nas meninas, o corrimento decorre da falta de higiene local . Nem sempre elas seguem a orientação de limpar com papel higiênico no sentido certo . A simples inversão do sentido , ânus – vagina , provoca a contaminação da vagina com bactérias das fezes , provocando corrimento .
O hábito de segurar o xixi também pode levar a vulvovaginite . A presença de urina na calcinha devido ao “escape” de algumas gotinhas provoca alteração do ph vaginal e favorece a colonização de bactérias e a irritação da pele .
Já nas adolescentes , a presença do corrimento nem sempre indica relação sexual ou doenças sexualmente transmissíveis . Por exemplo, quando a garota veste uma calça jeans mais justa de manhã, passa o dia inteiro sentada na sala de aula e só troca de roupa à noite tem um aumento da umidade da região íntima , que somado ao calor e à falta de luz, cria nessa região um ambiente propício para a proliferação de fungos e outros micro-organismos.
Calcinhas de tecidos sintéticos também têm esse efeito de “abafar” e levar a presença ou a piora do corrimento .
Quando devo me preocupar ?
Em geral a vulvovaginite na criança (esse é o nome da inflamação na região genital da menina e que pode ou não vir acompanhada de corrimento), ocorre porque algum agente rompe o equilíbrio entre os germes que existem habitualmente na vagina.
O corrimento passa ter mau cheiro , com coloração entre amarelo e verde , e pode levar a coceira ou desconforto ao urinar . Quando isso acontecer, você pode reorientar a sua filha quanto a higiene íntima ,realizar uso de sabonete vaginal e banho de assento com chá de camomila .
Caso o corrimento persista ou os sintomas associados forem muito importantes , está na hora de procurar um pediatra ou ginecologista.
Como tratar ?
• higiene íntima no banho , 1 vez ao dia com sabonete íntimo . Evite lavar com sabonete a vagina muitas vezes ao dia ou usar sabonete antibacteriano ( protex, por exemplo ) . Isso provoca alteração da flora e pode piorar o quadro.
• use calcinhas de algodão , lavando com sabão neutro e sem amaciante . Usar água quente é uma boa opção , assim como passar o forro da calcinha com ferro de roupas .
• de preferência a vestidos e calças ou short de moletom – são mais largos e favorecem a ventilação da região íntima .
• nunca use produtos caseiros ( chás ou infusão de ervas que não seja a camomila ) ou pomadas sem indicação médica .
• não lave a sua roupa íntima ou de outros adultos com a calcinha das meninas . Pode existir a contaminação de micro-organismos .
• não lave a calcinha no banheiro e deixe secar em ambiente ventilado e claro .