Bastam 10 minutos para uma criança morrer com o calor

Os cuidados que você deve ter com o seu filho neste calor vão além de passar protetor solar e fazer uso de umidificadores.

A insolação é uma condição comum causada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Normalmente, o número de pessoas afetadas pela insolação costuma aumentar muito nos períodos de férias escolares, quando cresce o número de atividades ao ar livre e, consequentemente, a exposição ao sol.

É uma condição grave que acontece quando o corpo é incapaz de controlar a temperatura, gerando a chamada hipertermia (temperatura do corpo elevada). Além da exposição excessiva ao calor, ela também pode ser causada por permanecer em um ambiente submetido ao sol e sem ventilação , como o interior de um veículo.

Conforme a temperatura corporal aumenta para acima de 40°C, podem ocorrer alucinações, convulsões, coma e até a morte.

SINTOMAS

Apesar dos sintomas de insolação serem mais frequentes na praia ou na piscina, a insolação também pode acontecer quando se está andando pelas ruas, sob o sol quente, especialmente durante o verão .

Dor de cabeça é um dos principais sintomas de insolação

Fique bem atento ao surgimento dos sintomas , principalmente em crianças :

• Dor de cabeça forte;

• Sensação de queimação na pele e pele vermelha;

• Tontura ou má disposição.

• Vômitos e diarreia.

A partir dos 40°C o funcionamento dos órgãos podem entrar em colapso.

O QUE FAZER

• Abrigar-se do sol em algum lugar fresco e arejado . Retire as roupas da criança ;

• Ofereça líquidos para hidratar, como água ou sucos de fruta;

Sucos de frutas são uma boa opção para hidratação

• Tomar banho com água pouco fria ou aplicar compressas sobre a pele para ajudar a refrescar o corpo.

Porém, se os sintomas não melhorarem após alguns minutos e se continuar com tonturas ou dor de cabeça forte, a criança deve ser encaminhada ao hospital.

CRIANÇA SOZINHA DENTRO DO CARRO ? NUNCA !

Criança sozinha dentro do carro ? Nunca! Principalmente nos dias de calor intenso . Como o ar quente dentro do carro entra e não sai, a temperatura no interior do veículo sobe muito rapidamente. Além disso, os objetos dentro do carro, como banco, volante e a cadeirinha infantil, absorvem o calor, auxiliando na elevação da temperatura interna do veículo.

Uma criança trancada no carro pode evoluir com quadro de insolação e morte . Após 10 minutos no sol , a temperatura interna do carro chega a subir 10 graus . Se considerarmos uma temperatura externa de 27°C, dentro de uma veículo pode chegar até temperaturas de 40°C em pouco tempo.

Por isso nunca deixe a criança sozinha dentro do carro, mesmo com o vidro levemente aberto.