Tomei a vacina, posso andar sem máscara?

Estou super ansiosa para tomar a minha primeira dose da vacina e você? E uma dúvida muito comum é como essas imunizações vão funcionar. Será que elas vão proteger da forma grave da doença E acabar com a transmissão da doença?

Pode parecer a mesma coisa, afinal, de qualquer jeito quem tomar a vacina não ficará doente. Mas não é! E a forma como a proteção funciona vai determinar os cuidados que teremos que tomar para conter a pandemia após a vacinação começar.

De forma simples, o princípio de uma vacina é estimular o nosso organismo a desenvolver uma defesa para, se tivermos contato com o agente agressor —vírus ou bactéria— o sistema imune esteja apto a destruir esse agente antes que ele infecte nossas células, órgãos e desenvolva a doença.

Desta forma, o objetivo da vacina do coronavírus seria estimular uma resposta imune que, se tivermos contato com o coronavírus, o sistema imunológico aja rapidamente e elimine o vírus antes que ele entre nas células de nosso corpo. Mas, infelizmente, as vacinas que estão sendo desenvolvidas não têm essa capacidade.

Isso, em princípio, é algo muito bom, pois vai evitar a internação de muitos pacientes e ajudar a salvar muitas vidas.

E a pergunta que não cala : mesmo vacinada uma pessoa pode pegar o coronavírus e transmitir para outras pessoas?

Os especialistas ainda não sabem dizer.

A expectativa geral é que as vacinas provavelmente tenham algum efeito na transmissão, mas por hora ninguém sabe o quanto. Diferentes níveis de proteção contra a transmissão podem fazer uma grande diferença na eficácia de uma vacina para conter a pandemia.

E se a vacina pode proteger da doença, mas não necessariamente do vírus, mesmo depois que houver a vacinação, ainda será necessário continuar com algumas medidas de segurança — como o uso de máscara, por exemplo — até que a pandemia esteja sob controle. 

Entao fica a fica : depois de tomar a vacina, é preciso voltar para casa, manter o isolamento social, aguardar a segunda dose e depois esperar pelo menos 15 dias para que a vacina atinja o nível de eficácia esperado.

E mesmo depois, é preciso esperar que boa parte da população já tenha sido imunizada para a vida voltar ao normal. Até lá devemos continuar usando máscara para evitar contaminar que amamos .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s