Vamos dar amendoim as crianças?

Durante um tempo a recomendação geral era a de que o amendoim fosse introduzido na alimentação infantil somente a partir dos 4 anos de idade, em virtude do seu potencial para causar alergia, uma vez que é um nutriente rico em proteínas , e do risco de engasgo.

No entanto, atualmente surgiram novos e importantes estudos que demonstraram, de forma contundente que, ao contrário do que se imaginava, quanto mais precocemente o amendoim for introduzido na alimentação infantil, menor a incidência de alergias no futuro.

Resultado: a orientação mudou. Isso significa que a recomendação atual é a de que produtos que contem amendoim podem ser oferecidos para os pequenos que já desmamaram, junto com a alimentação complementar, idealmente antes dos 11 meses de idade.

Amendoim tem alto risco de engasgo!

O ideal é que as crianças muito pequenas, que ainda não conseguem mastigar direito, não comam o amendoim em forma de grão. Nesse caso, elas podem consumir a pasta de amendoim.

BENEFÍCIOS DA PASTA DE AMENDOIM

Importante lembrar que o amendoim é uma leguminosa e uma importante fonte de proteínas vegetais, fibras, vitaminas antioxidantes, minerais e gorduras do “bem”.

Uma pasta ideal, feita somente com o amendoim in natura ou torrado (e nada mais), oferece magnésio, potássio e vitamina E. Segundo a Tabela Brasileira de Composiçãode Alimentos, apenas 100 gramas de amendoim contam ainda com 27 gramas de proteínas.

O que isso tem a ver com o seu filho? Ora , naqueles que não aceitam carnes ou estão abaixo do peso , a pasta de amendoim pode ser um bom aliado para incrementar proteína e calorias de uma forma saudável.

MAS E AS GORDURAS?

Tem medo da parte sobre a abundância de gorduras no amendoim? Calma, esse não é um lado negativo. Elas são do tipo insaturado, que aumentam o colesterol bom e reduzem a fração do colesterol ruim. 

Estudos indicam que o amendoim , rico em vitaminas E, dá uma força ao sistema imunológico  e nos deixa menos expostos ao desenvolvimento de um câncer, por exemplo.

Comece com 1 colher de sopa ao dia , que pode vir associada a massa de pães e bolos integrais ou até mesmo pura . Mas lembre-se: pasta de amendoim sempre SEM açúcar.

E sempre converse com o seu pediatra !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s