Seu filho não come ?

Tornou-se comum no consultório receber pacientes com a principal queixa relacionada à alimentação e, principalmente, relacionada à recusa da comida. Você certamente conhece histórias dentro da sua própria família de pessoas que quando criança comiam pouco ou escolhiam alimentos muito específicos para comer: “o filho da nossa prima que só come tomate se ele for cortado em cubinhos” ou sua filha que detesta carne de frango, não é mesmo?

O QUE É SELETIVIDADE ALIMENTAR?

Talvez você nem saiba o que é Seletividade Alimentar Infantil e que isso pode se transformar em um problema com o passar do tempo, mas com certeza você já reparou que as crianças estão ficando cada vez mais exigentes quanto a alimentos e que suas escolhas, obviamente, são de alimentos “saborosos”, mas com pouco valor nutricional.

A seletividade alimentar é caracterizada tríade: restrição alimentar, falta de apetite e desinteresse pelo alimento. Por vezes a criança aceita apenas uma textura de alimento (pastosos, crocantes ou secos), ou odeia determinadas cores (tem muita criança que não pode nem ver um verdinho !).

É muito comum nos depararmos hoje em dia com pais que lidam com esse problema, e que procuram o médico pediatra em primeiro lugar, seguido do nutricionista, mas não chegam até nossos consultórios por desconhecerem a importância do tratamento e de uma boa avaliação psicológica para estes casos.

Quando isso acontece , quem dita as regras do que comer e do que não comer não são os pais e sim a criança, gerando um enorme sentimento de impotência e medo . É fato que não devemos culpar os pais, pela Seletividade alimentar do seu filho, mas perceber todos estes aspectos é fundamental para tentarmos encontrar uma solução ou ao menos minimizar o problema impedindo que se transforme em algo sério com o passar do tempo.

Mas atenção! A Seletividade Alimentar é caracterizada quando há um número grande de alimentos que a criança não consome, ou pelo fato de nem tentar ingerir alimentos novos que são apresentados pelos pais. O fato dela possuir algumas preferências não faz dela uma criança seletiva.

O QUE EU POSSO FAZER ?

Seguem algumas dicas , mas a avaliação do pediatra e da nutricionista serão fundamentais para resolver o problema, ok?

1. Na hora da mesa : ambiente tranquilo, sem ameaça ou castigo ( “se não comer vai ficar doente” / “olha o chinelo do lado” ) é a principal dica . A criança come e não ligue ( não brigue por favor) se a comida cair no chão ou ela sujar a toalha .

Para os menores , deixe que manipulem os alimentos! A grande maioria adora comer com a mão e isso auxilia na aceitação de novos alimentos, através da experiência sensorial.

Não esqueça de variar os pratos ! Comer macarrão todo dia não faz bem a saúde.

2. Melhore a sua estratégia: tem muita mãe falando para a criança comer salada mas ela mesmo faz cara feia . E muitas nem oferecem na introdução alimentar porque simplesmente não gostam de alguns . Para a criança gostar, você tem que comer com cara de brigadeiro com Nutella.

E se ela não aceitou a cenoura? Varie a forma de apresentação : ralada , cortada em rodela , crua ou cozida, na forma de chips, refogada com outros legumes e até colorindo alguns pratos , como o arroz ou macarrão.

3. Vai comer a televisão? Se o seu filho come em frente à televisão ou tablets , saiba que a ela exerce um papel duplo, de vilão e de mocinho.
Ao mesmo tempo que a criança pode comer maiores quantidades de comida, já que está entretida com algum programa, ela geralmente não presta atenção no que está comendo, no seu gosto real, sua textura e nem percebe o que está ingerindo.

A crianca precisa sentir o sabor dos alimentos e saber qual a sua aparência. Quando ela não gostar de algo , leve -a para compra, mostre a preparação , incentive-a a experimentar. Diga o quão é importante comer bem e por favor , seja o exemplo .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s