O leite cru é aquele que não foi submetido a homogeneização e processo térmico (pasteurização ou UHT) para redução/eliminação de bactérias . No Brasil, sua venda direta ao consumidor final é proibida, mas há países onde tal prática é permitida: nos EUA, por exemplo, há estados que permitem a sua comercialização.
Seria o leite cru uma forma melhor do que aquele vendido na caixinha ? Muitas mães acreditam que sim! Além de não conter aditivos químicos , este leite ( poderia ) conter bactérias benéficas ao nosso organismo , que atuariam na melhora da imunidade e da digestibilidade .
Com o aumento do consumo do leite in natura nos Estados Unidos , a Academia Americana de Pediatria se posicionou contrária ao consumo de leite cru proveniente de vacas, cabras e ovelhas, principalmente, por mulheres grávidas e crianças, alegando não haver evidências científicas suficientes para comprovar o benefício do consumo de leite cru e reiterando os riscos deste hábito.
No Brasil, ele é consumido principalmente em zonas rurais. Por mais que o leite tirado na hora tenha a fama de ser um alimento forte e completo, sem as medidas corretas de higiene ele pode ser tornar um veneno. Segundo os especialistas , o consumo de leite cru pode provocar doenças nos seres humanos. São problemas causados por bactérias hospedadas na vaca ou no ser humano que manipula o animal durante a ordenha e o contamina.
Doenças transmitidas pelo leite
O leite pode ser contaminado com microrganismos como, por exemplo, Salmonella, E. Coli, Campylobacter, Listeria e seu consumo pode ocasionar toxinfecções alimentares, sobretudo em crianças, idosos e pessoas imunodeprimidas. Por isole-se não é indicado para o consumo , principalmente para crianças .
Diarréias e vômitos
Uma das doenças mais freqüentes na vaca é a mastite, uma inflamação nas tetas. Causada pela bactéria Staphylococcus aureus, provoca intoxicação alimentar em quem consome o produto infectado.Quem consome a bebida assim, sofre com cólicas, diarreia e vômito.
Outra bactéria que pode provocar graves problemas de saúde é a Salmonella. Ela tem origem nas fezes de aves e pode chegar ao gado por meio da ração ou do capim contaminado. A pessoa que bebe o leite sofre de um grave distúrbio gastrointestinal e pode ficar dias com fortes cólicas abdominais, diarreia e vômito. A recuperação se dá num espaço de cerca de uma semana. Também os coliformes fecais (Escheria coli diarrogênicos) podem contaminar o leite. Estão presentes nas fezes humanas ou animais e até no ambiente. Em geral, a presença excessiva de coliformes indica falta de higiene na ordenha.
Meningite
Crianças com imunidade baixa devem ter muito cuidado, em especial com a Listeria monocytogenes, que pode ter consequências gravíssimas. Ela provoca a Listeriose, doença que, em organismos imunodeprimidos, pode ter como consequências meningite e septicemia – uma infecção geral no organismo. Em gestantes, pode causar parto prematuro ou aborto no início da gravidez.
Tuberculose
Até a tuberculose pode ser transmitida pela ingestão de leite cru . Nas crianças a forma mais comum é a tuberculose sistêmica , incluindo os casos de meningite .
Tomo leite tipo A,B ou C?
Muitas pessoas acreditam que a classificação do leite em A, B ou C é relativa à quantidade de nutrientes. Na verdade, tem a ver com o processo de ordenha e pasteurização.
• O leite tipo A é ordenhado mecanicamente e pasteurizado no mesmo local. Há menos chance de contato com ambientes contaminados. Mais indicado para o consumo das crianças .
• O tipo B é ordenhado manual ou mecanicamente e transportado para ser pasteurizado em outro local, porém em caminhão resfriado.
• O tipo C normalmente é ordenhado manualmente e transportado em tonéis. É o tipo de leite em que contaminações são mais prováveis. Até a chegada do produto no tonel, esse leite pode ter ficado, por exemplo, no sol, proliferando bactérias. Apesar de ter menos rigidez no processo, o leite também é seguro porque passa pelo processo de pasteurização. De todos é o que apresenta a maior quantidade de bactérias e menor valor nutricional .
Qual o melhor leite ? Fácil , o leite pasteurizado , seja de garrafa , caixinha ou em pó .