Olheiras em crianças, é normal?

Sejam elas por cansaço ou não, é preciso ficar alerta, pois podem significar que existe algo de errado com o corpo. Este assunto pode parecer estranho para quem nunca notou olheiras em seus filhos, mas para as mamães que observaram gera algumas dúvidas.

As olheiras são uma espécie de mancha ao redor dos olhos, que se destacam na parte inferior podem dar um aspecto meio soturno ou de desleixo. Assim como nos adultos, nas crianças elas podem aparecer por diversos motivos, sendo a mais comum a privação de sono. Quando não dormimos o suficiente existe uma concentração de pigmentação vascular ao redor dos olhos, deixando a pele mais arroxeada.

TEM FUNDO GENÉTICO…

Sim. Normalmente a mãe, o pai ou algum avó da criança também tem a região das pálpebras mais escura desde a infância. Nestes casos onde predomina o excesso de pigmento, se notarmos com atenção, isso está presente tanto nas pálpebras inferiores quanto nas superiores.

MAS PODE OCORRER EM QUEM TEM ALERGIA

Sim. Crianças que sofrem com bronquite, rinite ou sinusite de repetição acabam desenvolvendo uma congestão persistente dos vasos da região central da face e isso leva ao escurecimento das pálpebras. Nesses casos, o controle da alergia costuma, após alguns meses, levar a redução nas olheiras.

O QUE FAZER?

Para amenizar os círculos escuros ao redor dos olhos, hidratantes infantis podem ser os mais indicados com o intuito de melhorar a aparência local.

Vale lembrar que procedimentos para tratar as olheira como, por exemplo, lasers e preenchimentos devem aguardar a finalização da formação da face, que acontece após os 15 anos de idade.

Em resumo, se o seu filho está sadio e não tem nenhum outro sintoma, não existe motivo para se preocupar. De qualquer forma, como mãe precavida, na dúvida não hesite em levar seu pequeno ao médico. Ele orientará da melhor maneira.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s