Excesso de vitamina faz mal a saúde

Quantas mães já usaram algum tipo de vitamina para tentar suprir nutrientes em uma alimentação? Pois é, mas muitas não sabem que o excesso delas pode fazer muito mal à saúde.

Como se vê, o apelo para o consumo de vitaminas é forte, vem de longe e acabou criando uma cultura entre as mães, em função da qual muitas utilizam desnecessariamente e sem critério grande quantidade desses micronutrientes todos os dias em seus filhos.

Mas atenção! Tanto a falta quanto o excesso de vitaminas pode ser nocivo ao organismo. Vitaminas consumidas em excesso podem provocar quadros de intoxicação. É que elas podem interferir em importantes processos do corpo humano, já que agem como cofatores de reações químicas, ou até mesmo diretamente no material genético de certos tecidos.

A vitamina A, por exemplo, quando ingerida em excesso pode causar ressecamento da pele (com fissuras), náuseas, dor de cabeça, irritabilidade, dores nos ossos e articulações, cansaço, falta de apetite, alterações nas enzimas hepáticas e aumento de fígado e baço.

Mesmo a vitamina C, tida com um santo remédio contra resfriados e imunidade baixa, não deve ser ingerida indiscriminadamente. O consumo em doses elevadas pode provocar diarreias, cólicas, dor abdominal, dor de cabeça, além de intoxicação e pedras nos rins. Há ainda estudos que apontam que a vitamina C fortalece as células tumorais de um paciente de câncer, enfraquecendo o efeito da quimioterapia.

E SABE AQUELE REMÉDIO PARA ABRIR O APETITE?

Atendi uma mãe cuja queixa era de que o filho não comia . Ela fazia uso de remédio para abrir o apetite , polivitaminico , sustagen e mais uma dezena de alimentos e produtos vitaminados . E a criança apresenta um bom peso , mas sem apetite e com quadro de dores nas pernas e fraqueza.

Ao coletar alguns exames , verifiquei um alto nível de vitamina B e D , o que seria a causa provável dos sintomas. Após a retirada da medicação a criança apresentou boa melhora do quadro clínico e voltou a se alimentar.

Fica a dica : não use vitaminas por conta própria!

Embora sejam essenciais para a sobrevivência humana, a suplementação vitamínica é quase sempre desnecessária. Os alimentos naturais fornecem a quantidade de que o organismo precisa e o excesso de vitaminas pode ser prejudicial à saúde. 

É importante lembrar que a suplementação deve ser sempre realizada com a orientação de um pediatra. O diagnóstico é importantíssimo para estabelecer a quantidade adequada de vitaminas que o seu organismo necessita. Outra dica é investir em uma alimentação que seja equilibrada e que forneça todos os nutrientes necessários à saúde.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s