Posso dar melatonina para o meu filho ?

Alguns pais têm recorrido à melatonina aos primeiros sinais de insônia de seus filhos, achando que o hormônio é natural e não faz mal. E é aí que mora o problema.

Embora o uso do hormônio seja considerado seguro, ele pode causar diversos efeitos colaterais, como dor de cabeça e no estômago, irritabilidade, tontura, sintomas depressivos de curta duração e sonolência diurna. Isso sem contar potenciais malefícios à saúde se ingerido por longos períodos.

Existem poucos estudos sobre o efeito do consumo contínuo de melatonina, mas o que se sabe é que ela pode interagir com outros hormônios dessa fase da vida e interferir no desenvolvimento físico e psicológico da criança.

O QUE É MELATONINA?

Melatonina é hormônio responsável por avisar o corpo se está de noite ou de dia e nos fazer adormecer. Ele é secretado pela glândula pineal, no cérebro, e sua produção começa a aumentar quando escurece. O pico da fabricação ocorre durante a madrugada, por volta das 3 da manhã.

A melatonina comercializada nas farmácias norte-americanas e importada por algumas mães brasileiras, não passa pela rígida regulamentação dos medicamentos, pois é considerada um suplemento alimentar, como o óleo de peixe, por exemplo. A consequência disso é que muitas vezes não se sabe o que está tomando. 

A principal preocupação dos especialistas está mesmo nos efeitos do uso contínuo ao longo prazo, ainda completamente desconhecidos. Estudos em animais mostraram que a melatonina está ligada à puberdade precoce, quando as mudanças corporais da adolescência chegam bem antes do tempo.

MAS EU CONHEÇO CRIANÇA QUE TOMA…

A melatonina só deve ser prescrita quando constatado que a criança não tem uma produção suficiente do hormônio. Isso acontece principalmente em casos de autismo, cegueira total, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade ou lesão neurológica. Portanto, antes de qualquer decisão, consulte um endocrinologista. Muitas vezes, a questão é apenas comportamental e resolvida sem uso de medicamentos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s