O que é e como tratar a dermatite atópica ?

A dermatite atópica é um dos tipos mais comuns de alergia. É uma doença genética, crônica, que se apresenta com pele seca, muita coceira e afeta cerca de 15% da população .

Nas crianças o quadro pode se iniciar nos primeiros 2 meses de vida , com a presença de vermelhidão , pele seca e casquinhas , com muita coceira . A pele fica mais irritada , principalmente nas bochechas e pescoço . Já nas crianças maiores , a dermatite atópica acomete as região de dobras , como cotovelos e a região posterior do joelho.

Está associada a outros quadros alérgicos , como asma e rinite , e incomoda muito , tanto a criança quanto os pais . Na maioria dos casos ela melhora com a puberdade , mas pode persistir até a idade adulta . Não há cura , apenas tratamento paliativo , ou seja , para melhora dos sintomas .

A dermatite atópica é uma doença que atinge a pele, mas é alimentada por um defeito imunológico.

SINTOMAS E TRATAMENTO

Caracterizada por pele seca , que incomoda e causa muita coceira , pode ser facilmente acometida por infecções bacterianas devido às quebra da proteção da pele .

Surgem casquinhas e vermelhidão no local . A criança não consegue dormir adequadamente e torna-se irritada , incomodada.

O primeiro passo é a hidratação . Cremes comuns auxiliam , mas apresentam fragrâncias ou álcool na composição e podem piorar as dermatites , principalmente em bebês . Fórmulas manipuladas ou cremes específicos são mais adequados , mas infelizmente podem ser mais caros .

Não utilize formulações caseiras , pois podem levar a queimadura química ou piora do quadro.

Para auxiliar na hidratação , evite banho quente e prolongado , use sabonete adequado ( glicerinado de preferência ) e evite piscina tratada com cloro.

Uma pesquisa da Oregon Health & Science University descobriram que o risco de dermatite atópica cai para metade quando os recém-nascidos são hidratados diariamente até os seis meses (pelo menos cinco vezes na semana e pelo corpo todo, exceto no couro cabeludo).Na análise do estudo norte-americano, foram utilizados diferentes tipos de hidratantes, inclusive a vaselina .

Vaselina. Um produto que existe há muito tempo no mercado e é um velho conhecido de todos, se mostrou um grande aliado dos bebês : de acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Pediatrics, a vaselina é capaz de prevenir a dermatite atópica em bebês.

A vaselina é uma boa opção e barata . É indicada pela Associação Nacional de Eczema . Pode ser usada diariamente , sem contra indicações.

Os pesquisadores compararam sete produtos e observaram que a vaselina é a opção mais eficaz e também a mais barata para prevenir a dermatite atópica.

TÉCNICA DO PIJAMA ÚMIDO

Já ouviu falar da técnica do pijama úmido?Conhecida também como ‘wet wrap‘, é uma forma alternativa de tratar e aliviar os sintomas da dermatite, proporcionando ainda uma maior absorção e hidratação na pele.

É utilizada para potencializar a penetração cutânea de um produto tópico, como por exemplo, cremes hidratantes ou medicamentos corticoides tópicos, sobre o local em que a pele está irritada.

Além de hidratar, o pijama úmido também tem como objetivo ajudar restabelecer a barreira cutânea.

A técnica consiste na aplicação de gazes ou ataduras molhadas em água morna nos locais de lesões da derme, seguida da colocação de outro tecido seco (podendo ser também gazes ou ataduras) por cima da atadura úmida. No caso de dermatites que atingem áreas grandes do corpo, o tecido umedecido deve ser um pijama de algodão.
Seguindo o passo-a-passo corretamente da técnica, não há risco algum de desencadear gripes ou resfriados. Isso porque, mesmo se utilizando de tecidos úmidos sobre a pele, por cima dessa camada molhada virá o tecido seco, assim como os cobertores e lençóis.

Eu recomendo que converse com o seu pediatra antes de iniciá-lo . Não deve ser encarado como um tratamento caseiro, mas sim uma arma terapêutica usada em casa e deve ser bem orientada.

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s