Coma aveia para fazer cocô bonito e ficar saudável

Assim com a personagem vovó Juju diz , coma aveia para fazer cocô bonito! Mas engana-se quem pensa que a aveia só tem fibras – ela também é rica em proteínas e minerais, como magnésio, zinco e ferro.

A aveia é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, os carboidratos presentes nesse alimento são absorvidos lentamente, não provocando picos de glicemia e consequentemente de insulina.  Esse tipo de carboidrato é o mais saudável e mais recomendado antes da prática de atividades físicas, pois mantém a absorção e disponibilização de carboidratos na corrente sanguínea por um longo período, além da aveia aumentar a taxa de queima de gordura durante o exercício.Para aproveitar seus benefícios, o ideal é consumir cerca de 30 gramas por dia, o equivalente a três colheres de sopa. Por causa do seu alto teor de fibras, o consumo deve ser acompanhado da ingestão de muita água.

Além disso, as fibras têm efeito positivo sobre a mucosa e a microbiota intestinal, fortalecendo as bactérias benéficas, que são essenciais para proteger o intestino contra infecções. É fonte de vitaminas do complexo B, o que melhora a disposição e a função cerebral, diminuindo o cansaço. Além disso, o cereal possui triptofano, aminoácido que se converte em serotonina quando metabolizado, o que aumenta o bem-estar, melhora o humor e garante uma boa noite de sono.

Quer incluir esse cereal na sua dieta, mas está sem ideias? Listamos aqui algumas sugestões saudáveis de consumo:

Aveia com frutas

Nada melhor do que frutas picadas ou amassadas com aveia para o café da manhã ou lanche. Além disso, estudos mostram que comer frutas e aveia uma vez ao dia está relacionado com baixos níveis de colesterol.

Com Mirtilos , morangos ou maçã fica uma delícia.

E o famoso mingau de aveia

Fonte de carboidratos e proteínas, o mingau é um excelente alimento para ser consumido no café da manhã. Além disso, a aveia promove maior tempo de saciedade por formar géis em contato com a água, o que aumenta o seu tempo de digestão no estômago.

Atenção: não use produtos processados . Use flocos de aveia – facilmente envontrado nas prateleiras do supermercado- que possui um custo muito menor e não contêm açúcar.

Acrescente aveia às receitas

Pães, bolos e tortas cuja receita você já sabe de cor podem ganhar mais fibras com a aveia. Sabemos que a farinha branca é uma das maiores vilões da alimentação saudável, favorecendo doenças como diabetes e obesidade. Para reduzir o consumo desse alimento, você pode reduzir as quantidades acrescentando aveia em suas receitas.

Troque o trigo por farinha ou farelo de aveia

A farinha de aveia vem da parte interna do grão, enquanto o farelo é obtido da camada externa da aveia, por isso o farelo tem mais fibras que a farinha, mas ambos auxiliam no bom funcionamento do intestino e na saciedade. Uma receita muito boa é usar o farelo de aveia em almôndegas: fica uma delicia e super nutritiva.

Monte um overnight

Se você acha a aveia meio sem graça, experimente juntá-la com outros cereais de sua preferência e montar uma receita só sua, para acrescentar em frutas, sucos ou no iogurte. Assim, você consegue agregar outros nutrientes às fibras da aveia.

Uma receita que eu amo e faço sempre é o overnight , já ouviu falar? É um poderoso lanche ou café da manhã montado basicamente por : aveia em flocos embebida com leite vegetal a sua escolha, uma fruta picadinha , uma camada de iogurte grego com chia , outra camada de frutas e finalização com granola e mel .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s