Seu pediatra nunca falou sobre BLW?

Seu pediatra nunca falou sobre BLW? Então vamos falar um pouco sobre o assunto . Sou uma grande fã e você deveria saber um pouco mais.

Houve um tempo em que os pediatra e as famílias achavam que a melhor coisa nessa fase era a criança comer sopas, papinhas e outras preparações processadas . Mas isso ficou há quase uma década para trás .

BLW são as iniciais de Baby-Led Weaning (que em português significa o “desmame guiado pelo bebê”), ela é uma abordagem de introdução alimentar em que o bebê tem o seu desenvolvimento, ritmo e autonomia respeitados. Muito além de comer alimentos com as mãos, trata-se de um baita estímulo ao desenvolvimento motor e sensorial do bebê.

Esse método pode ser utilizado para complementar a alimentação do bebê à partir dos 6 meses de idade, que é quando o bebê já senta sem apoio, consegue segurar os alimentos com as mãos e levar o que quiser à boca, além de demonstrar interesse pelo que os pais estão comendo. Até que o bebê alcance esses marcos do desenvolvimento o método não deve ser adotado.

No início os pedaços são grandes e gradualmente vão diminuindo

A partir dessa fase o bebê deve ficar sentado à mesa e fazer suas refeições junto com os pais. É necessário que a alimentação do bebê seja feita somente com alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras, ficando excluída dessa fase o pão, biscoitos e doces.

BANANA COM CARA DE BANANA E NÃO DE PURÊ

Ao oferecer uma fruta ao bebê ele consegue visualizar, manipular e sentir tanto o cheiro quanto a textura do alimento. O que torna uma grande experiência sensorial, não é mesmo? Conhecendo cada um, ele tende a desenvolver uma alimentação mais saudável no futuro. Outro benefício é o estímulo à mastigação, que é maior do que com a papinha, já que, para engolir, a criança precisa movimentar o alimento na boca. 

O método ganha cada vez mais adeptos , mas uma sombra paira quando o assunto é engasgo . Afinal, quem não tem medo do bebê engasgar ao comer uma fruta e tirar um pedaço grande ?

Por isso o primeiro requisito é saber se a criança consegue se sentar sozinha. Depois, ter a coordenação motora para colocar os alimentos na boca e empurrar com a língua para a garganta. Isso porque o bebê desenvolvido tem um mecanismo de proteção conhecido por gag reflex , a habilidade de mover a comida de perto da garganta para a parte da frente da boca, evitando o risco de engasgar. O reflexo, parecido com o de uma ânsia de vômito , gera pânico em muitas mães.

Veja, o risco de engasgo ocorre em qualquer ocasião. Basta o bebê comer que o risco está lá. Por isso toda refeição deve ser supervisionada pelos pais .

POR QUE VALE A PENA?

O método evolui de acordo com o desenvolvimento do bebê. Com um ano, a criança já come a mesma comida da família e, por conta dessa relação saudável com os alimentos, já tem uma grande autonomia e um bom hábito alimentar. A criança que faz BLW para uma que faz alimentação tradicional é que a criança do BLW com um ano e meio provavelmente já vai estar se alimentando sozinha.

E QUE TAL O MÉTODO DO MEIO ?

Na minha prática médica, eu sempre sigo a filosofia do caminho do meio . Então, que tal seguir o caminho mesclando BLW e papinha tradicional?

Funciona da seguinte forma : utilizamos as frutas e verduras oferecidas pelo método tradicional, amassando com o garfo e aquelas aonde isso não é possível, usamos o BLW.

Por exemplo : banana segue amassada e manga segue com o bebê segurando o caroço nas mãos e se lambuzando todinho , gerando fotos que ficarão na memória. Ou como a laranja, que não vem na forma de suco , mas descascada e partida ao meio , para o seu filho chupar. E acredite , eles chupam e só sobra o bagaço.

Converse com o seu pediatra antes de introduzir qualquer alimento ! Somente o profissional saberá quando é qual método poderá ser utilizado .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s