Coloco meu bebê para dormir de lado . Tenho medo dele afogar

O hábito de deixar o bebê dormir de lado está enraizado na nossa cultura. Existe uma crença muito forte de que o bebê pode se afogar se estiver de barriga para cima, mas os estudos mostram que isso não é verdade.

Essa recomendação não é minha , mas da Sociedade Brasileira de Pediatria . Segundo estudos, dormir nessa posição reduz em até 70% o risco de morte súbita – uma das principais causas de óbitos de crianças com até um ano.

Os riscos de dormir de lado são semelhantes aos de dormir de bruços. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo.

MAS SE ELE VOMITAR , NÃO AFOGA ?


Se o bebê está de barriga para cima e vomita, a tendência é tossir, e com isso chamar a atenção dos pais. E quando deitado para cima a cabeça do bebê sempre fica virada para o lado, fazendo com que qualquer golfada caia no berço.

E apesar do bebê ficar confortável do dormir de bruços, isso não recomendado. Porque, além do risco de sufocamento pela regurgitação, ainda existe a possibilidade do bebê sufocar com o travesseiro, colchão ou protetores de berço. Eles não possuem a musculatura do pescoço e do tronco bem definida e não conseguem mudar de posição quando estão com falta de ar .

A partir do 1 ano é seguro que a criança durma de bruços, uma vez que nessa idade ela já desenvolveu o reflexo de se virar sozinha enquanto dorme caso a posição não esteja confortável.

O QUE É MORTE SÚBITA?

A síndrome da morte súbita do lactente é quando o bebê morre sem causa aparente. É a principal causa de óbito de bebês com menos de 1 ano de vida, e geralmente ocorre durante o sono noturno.

Entre suas causas estão o atraso na maturidade do cérebro do recém-nascido, dormir com os pais ou irmão, e de bruços ou de lado – em vez da posição correta, que é com a barriguinha para cima -, calor excessivo no ambiente, ou quando a mãe fuma durante a gravidez ou após o parto.

Para evitar o problema, é importante que o bebê seja colocado para dormir de costas e com a barriga para cima, para evitar que ele mude de posição. Não deixá-lo no carrinho ou no bebê conforto por um longo período, e tirar objetos do berço que possam ser puxados por ele e sufocá-lo, como panos, lençóis, travesseiros e cobertores, também são recomendações necessárias para prevenir a situação.

Outras formas de cuidado envolvem manter uma boa temperatura do quarto ou ambiente que o bebê estiver dormindo, não vesti-lo com excesso de roupas, e não fumar durante a gravidez ou após o parto, especialmente perto do pequeno.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s