Para algumas mulheres, o desmame pode ser tão complicado quanto o início da amamentação. Afinal, é o primeiro desligamento que acontece entre mãe e filho e os pais têm medo de que a criança fique desnutrida ou sinta muita falta do vínculo afetivo que o aleitamento materno proporciona.
Quando ?
Não existe um momento ideal. A recomendação do Ministério da Saúde, assim como da Organização Mundial da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria é de que a amamentação seja exclusiva até os 6 meses de vida e complementar até os 2 anos de idade ou mais.
A mãe e o pediatra irão acompanhar cada caso , pois é comum a criança em aleitamento materno apresentar uma grande redução do ganho de peso após os 6 meses de idade . Isso ocorre porque o leite deixa de ser o principal alimento e a criança DEVE iniciar a alimentação com a papa de frutas e posteriormente a salgada.
A partir dos 2 anos de idade , o aleitamento não é mais essencial , e se realizado em grande quantidade , várias vezes ao dia , pode prejudicar a alimentação da criança , refletindo em um baixo peso .
Qual leite usar?
Bebês devem ser suplementados com fórmulas lácteas próprias para a idade e crianças acima de 1 ano de idade podem fazer uso do leite de vaca pasteurizado. Mas lembre – se : o bebê em aleitamento materno tem dificuldades aceitar outro leite , pois há muita mudança do sabor .
Geralmente a aceitação da mamadeira é difícil , e a minha dica é tentar iniciar o leite na forma de ” comer e não beber” – ofereça iogurte, queijos e outros derivados.
Não use achocolatado , farinha ou açúcar para tornar o leite mais saboroso e facilitar a aceitação. Não funciona e ainda pode levar a obesidade e problemas dentários .
Quero parar de amamentar. Como faço isso sem meu filho sofrer?
O segredo é fazer tudo de maneira gradativa e a mãe se sentir bem e segura com a decisão. O desmame vai ocorrer substituindo uma mamada por algum alimento, ou mamadeira, ou copo, dependendo da idade do bebê.
• Escolha uma mamada para oferecer mamadeira ou copinho em vez do peito e veja qual a reação. Quando ele se habituar, vá trocando outros horários também. Você pode, inclusive, oferecer o leite materno no começo para ele estranhar menos. Ordenhe seu peito manualmente ou compre/alugue uma bombinha própria para isso.
• Não use produtos com gosto amargo nas mamas para a criança rejeitar o peito ou colocar curativo e falar que “acabou o leite porque o peito da mamãe tá machucado” são situações de stress para a criança e sem sucesso.
Veja que são maneiras de facilitar o desmame , mas se isto não estiver bem definido e não for o seu desejo , você não terá êxito . A mãe deve aceitar e entender , antes de iniciar o desmame . Só desta forma ele será tranquilo e sem traumas para a criança .
Vou voltar a trabalhar e meu bebê não aceita a mamadeira. O que faço?
O ideal é planejar o desmame. Duas semanas antes de voltar ao trabalho, ordenhe seu leite e ofereça no copinho ou mamadeira para o bebê estranhar menos a transição. Se ele não aceitar com você, experimente que outra pessoa dê: o pai, a avó, a babá ou algum parente que ele conheça.
Caso sua opção seja a mamadeira, não se esqueça de testar vários tipos de bico até achar um ao qual seu filho se adapte.
Ofereça outras opções de leite e derivados para repor as necessidade nutricionais e se necessário faça acompanhamento com uma nutricionista .
Voltei a trabalhar e meu filho passou a rejeitar meu peito. Isso é normal?
Sim. O bebê pode estranhar a falta da presença da mãe ao receber o leite de outra maneira e rejeitar o peito como um jeito de assinalar isso. É necessário paciência até que ele se acostume com as novas maneiras de ser alimentado.
Na hora de dar o peito, procure ficar em lugares que você sempre amamentou. Se ele, realmente, não quiser mais o peito, talvez seja a hora de desmamar totalmente. Ele já se adaptou a nova rotina .
E lembre-se : ele não deixou de amar você . É apenas uma etapa do desenvolvimento.
Não existe uma regra ou uma maneira única de realizar o desmame , pois esse processo é muito individualizado e deve ser discutido com o pediatra . Há casos de desmame aos 6 meses e após os 2 anos , e todos estão dentro da normalidade . Fica a dica .
Desserviço!!!!!
CurtirCurtir
Esse texto é uma vergonha. Nunca vi um compilado de desinformações ser divulgado assim por um profissional.
CurtirCurtir
Bom dia.
Tem um assunto que é pouco abordado e estou enfrentando atualmente.
Parei de amamentar faz 1 ano, ainda tenho leite e inclusive um dos meus seios empedrou o leite e está maior q outro.
Não sei o que fazer, não sei se é tão comum esse tipo de situação.
Gostaria de saber mais.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Qual a sua dúvida ? Escrevi o texto abordando as principais
CurtirCurtir