Obesidade reduz a imunidade

A obesidade é uma doença crônica que envolve uma inflamação contínua do corpo, que é o que leva ao aparecimento de inúmeras doenças como diabetes, cardiopática, hipertensão, e até certos tipos de tumores.

Muito antes do surgimento da pandemia, a obesidade já era uma preocupação no Brasil. De acordo com dados do VIGITEL 2019 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) 55,4% população brasileira apresenta excesso de peso, e 20,3% está obesa, sendo que a obesidade é fator de risco para o diabetes tipo II e para hipertensão arterial.

Contudo, um dos males que essa condição também pode causar é a baixa imunidade, o que faz com que indivíduos obesos adoeçam com mais facilidade. Isso pode acontecer porque o tecido adiposo promove a inflamações e produz substâncias chamadas de adipocinas que atrapalham o trabalho do sistema de defesa do organismo. Desse modo, o corpo fica mais suscetível a uma série de doenças infecciosas.

Durante o surto de H1N1 foi verificado que indivíduos obesos eram mais susceptíveis ao vírus e o mesmo ocorre como o SARS-COV-2 , responsável pela pandemia mundial .

Existe maior permeabilidade do epitélio pulmonar em obesos, isso facilita a propagação dos vírus para outros compartimentos corporais.Devido à inflamação no tecido adiposo, há demora na migração de células para o pulmão após a infecção, bem como demora da ativação do sistema imune.

POR ISSO MEXA-SE !

Crianças nãotoleram dietas, mas respondem rapidamente a atividade física, com perda rápida de peso e melhora da qualidade de cida .  É importante salientar que além do possível controle da obesidade e de outros fatores de riscos cardíacos, a atividade física pode otimizar o crescimento e o desenvolvimento da criança, melhorando a sua função psicomotora e do rendimento na aprendizagem.

Quando a obesidade se instala no início, as probabilidades desta criança se tornar um adulto obeso são três vezes maiores que para as crianças que possuem uma quantidade normal de gordura corporal.

E nada de falar que o seu filho não come nada e que na pandemia está tudo fechado !

Se a brincadeira precisa ser em ambiente fechado, vale exercitar a criatividade também para criar jogos como caça ao tesouro e circuitos com atividades como saltar, agachar e correr no lugar. Vale a pena até apelar para as telas. Há vários canais infantis no You Tube que propõem atividades como ioga infantil, judô e balé para as crianças. A música é também uma ótima alternativa. As crianças adoram dançar e há canais e aplicativos com coreografias apropriadas para todas as idades.