Quando o pé do meu filho vai parar de crescer?

Pouco se fala sobre o crescimento dos pezinhos mas , durante o crescimento, o pé muda não somente suas dimensões físicas mas também seu aspecto e forma, apresentando grandes variações entre diferentes faixas etárias .

Os pés são estruturas responsáveis por sustentar o peso corporal e pela locomoção. Durante os primeiros meses de vida (até cerca de dois anos), eles crescem rapidamente. Depois desse período, o crescimento dos pés de uma criança costuma ocorrer de maneira constante. No caso das meninas ele cresce até os 12 anos e nos meninos até os 15 anos .

QUANDO É QUE ELE PARA DE CRESCER ?

O tamanho só aumenta e as vezes dá até medo e a gente só quer saber quando ele vai parar de crescer ( porque comprar sapato é uma tarefa árdua!). Então vamos por etapas :

• Do nascimento até 2 anos

Quando a criança nasce, os pés são maiarredondados e medem 7,5 cm, em média. A camada de gordura não permite visualizar o arco plantar e por isso todo mundo reclama que o bebê não tem a “curvinha” do pé. Nessa fase, os pés têm muitos receptores sensoriais, que permitem que os bebês processem informações e recebam estímulos e por isso devem ficar a maior parte do tempo descalços.

• Entre 2 e 7 anos

Mesmo na idade de gatinhar, os pés dos bebés ainda não se parecem com os pés dos adultos. Só quando a criança se endireita e começa a levantar-se e a caminhar, é que se formam os arcos longitudinais e transversais dos pés. Por volta do sexto ano de vida, o pé da criança adquire as proporções do de um adulto.

Nessa fase, os pés ficam mais musculosos, o arco plantar surge e os ossos se desenvolvem. A criança já consegue caminhar, correr, subir e descer. O ideal é o uso de calçados leves , maleáveis e com aderência, permitindo que a criança se movimente com segurança em todos os tipos de piso.

Sandálias e chinelos não são boas opções,  incluindo o crocs. Por deslizarem com facilidade dos pés,  facilitam quedas e torções.

Até aos cinco anos, os pés das meninas crescem 2 mm/mês, duas vezes mais do que os dos meninos, que se ficam por 1 mm. 

• A partir de 7 anos

Com o crescimento, as suas necessidades modificam-se: a criança ganha massa, cresce e começa gradualmente a necessitar de amortecimento para sustentar o peso.

Por isso a dor no calcanhar é tão frequente nos adolescentes com obesidade.

Nas meninas, o crescimento no tamanho do pé estabiliza por volta dos 12 anos, enquanto nos rapazes isso acontece cerca dos 15 anos. Depois de atingida a idade adulta, o pé pode voltar a crescer, mas “apenas em casos muito particulares, tais como gravidez e obesidade, ou na fase geriátrica”, por motivos relacionados com o envelhecimento dos tecidos e deformações ósseas, entre outros.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s