Vamos falar sobre dentinhos?

São tantas perguntas sobre dentinhos que , apesar de ser pediatra e não dentista , resolvi fazer um texto como mãe e esclarecer algumas dúvidas.

O nascimento dos dentinhos ocorre geralmente aos 6 meses, mas há casos de crianças que têm dentes antes , mas é bem incomum. O limite é de 1 ano e meio para surgir o primeiro dentinho. Se isso não ocorrer, é preciso investigar.

Os primeiros dentes a nascer são os incisivos inferiores e depois os incisivos superiores

Ao todo, serão 20 dentes (dez em cima e dez embaixo) que, dependendo do desenvolvimento hormonal, surgem até por volta dos 3 anos. Eles começam a cair, no entanto, com 6 anos – se nasceram antes, aumenta a chance de caírem antes também.

EU JA OUVI FALAR DE BEBÊ QUE NASCEU COM DENTINHO …

Esse “fenômeno” é chamado de dente natal e acontece em um a cada 2 mil nascimentos. Também há o dente neonatal, que pode surgir no primeiro mês. Somente com uma radiografia é possível saber se ele faz parte dos 20 ou se é um extra. Se for extra, é indicada a remoção no consultório, sem dor. Se não, poderá ser mantido, desde que tenha características normais.

Imaginem se um bebê tivesse um sorriso completo?

QUANDO O DENTINHO NASCE PODE TER FEBRE , DIARREIA E SALIVAÇÃO?

Veja , nesta fase as crianças levam tudo que estiver ao alcance das mãozinhas à boca . E por isso são comuns os episódios de diarréia – por contaminação de bactérias através de objetos levados à boca .

Assim como as viroses , pelo contato maior com outras pessoas e crianças. A febre nem sempre é consequência do dentinho . Os pais devem estar atentos e não associar tudo ao surgimento de um dente. O processo inflamatório da gengiva pode gerar desconforto ( dor no local ) e uma elevação da temperatura, não maior do que 38 graus , por um ou dois dias , facilmente controlada com antitérmicos.

Irritabilidade é o sintoma mais comum na erupção dentária

Quanto a salivação, essa começa por volta do terceiro mês de vida. É quando as glândulas salivares iniciam a sua maturação, tornando a saliva mais viscosa e em maior quantidade , o que dificulta a deglutição do bebê . Associado ao primeiro sinal de dentes , o que não é verdade , pode piorar na fase do nascimento dos dentinhos .

Ou seja , nenhum destes sintomas têm relação concreta com os dentinhos , mas sim com a fase na qual o bebê está passando e como consequência dela. Por isso tenha muito cuidado ao justificar qualquer um desses sintomas a um dente . Sempre procure orientação do seu pediatra.

O indicado é o equivalente ao tamanho de um grão de arroz e, depois que seu filho tiver três anos, de uma ervilha.

E QUAL A MELHOR ESCOVA ?

Entre o primeiro e até o sexto dente , uma dedeira de silicone pode ser mais útil do que a escovinha . E se , ao usá-la o bebê querer pegá-la, ofereça a ele um objeto para segurar .

Use paste de dente com flúor , na quantidade de um grão de arroz , em todas as escavações. Não há problema o bebê engolir devido a quantidade ser mínima.

E SE DEMORAR PARA SAÍREM?

Quando o primeiro dente demorar a surgir o único inconveniente será que eles nascerão todos juntos e não um de cada vez . O surgimento do dente deve ocorrer até 18 meses de vida e caso não ocorra , uma avaliação com odontopediatra será necessária.

E COMO ALIVIAR O DESCONFORTO?

Usando pomada a base de ácido hialuronico ou de medicação a base de camomila. Uma grande dica que eu sempre dou é o uso de tetolé, o picolé de leite materno , que pode ser feito também a base da fórmula que o bebê está em uso .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s