Como manter o interesse das crianças na aula online?

O caso é o seguinte: a mãe e o pai de um menino de 11 anos de idade e de uma menina de 9 anos estão sobrecarregados. Não bastasse as mudanças sociais e econômicas provocadas pela pandemia , ainda tem a escola das crianças – que exige a presença destas, todos os dias bem cedo, em frente ao computador ou ao smartphone, além de uma enormidade de exercícios a serem concluídos. Essa sou eu.

Assim como o meu filho , o seu também anda desinteressado pelas aulas online? Deixa algumas tarefas por fazer, não consegue assimilar bem o conteúdo explicado pelos professores? Então saiba que eles não são os únicos.

O novo modelo de aula, imposto tão abruptamente pelo isolamento necessário para conter a pandemia de Covid-19, afeta, sim, a concentração das crianças. E não são só os pais que percebem isso. Do outro lado da tela, há o esforço de vários profissionais de educação para atrair a atenção de crianças e jovens. Todo mundo gostaria de ser um Felipe Neto, não é mesmo?

Junte-se a isso o estresse de muitos pais para dar conta de tudo : a aula não entra , o computador e o microfone não fumciona e você à distância, trabalhando , sabendo do caos que está em casa . Mas é o que temos neste momento, e tentar entender todos os lados (crianças, professores, escolas, famílias) é a melhor forma de encontrar um equilíbrio neste formato de ensino.

O desafio da minha família, comum a outras, é que tanto a mãe quanto o pai trabalham em período integral. Durante a quarentena, fazemos malabarismo para conciliar o trabalho, as tarefas domésticas e o compromisso escolar dos filhos . E não está fácil.

Isso acontece porque o ambiente escolar é mais que um espaço para a criança aprender Língua Portuguesa ou Matemática. É ali que os pequenos têm suas relações de amizade e disputas, exercitando habilidades sociais importantes para seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

Além disso, a rotina de preparo para ir ao colégio e o período do dia que passam no ambiente escolar ajudam a criança no entendimento de que aquelas horas estão separadas para o aprendizado, algo que não é possível na aula on-line.

E como tentar garantir uma certa atenção das crianças as aulas no formato on-line ? Veja algumas dicas que separei e que já utilizo em casa :

1. O ambiente deve estar preparado                                                     

A criança deve reconhecer o ambiente como o local onde ele irá se dedicar ao estudo, ou seja: organizado, tranquilo, sem interferências externas e com os materiais previamente separados. Que ele possa se acomodar de forma adequada em uma escrivaninha ou mesa, jamais em uma cama ou de forma desconfortável, como uma mesa na cozinha.

2.  Use fones de ouvido

Muitas crianças estão familiarizadas com o uso de fones de ouvido. Certamente, eles auxiliam na concentração, visto que assim o aluno não sofrerá com intervenções e outros barulhos que podem distrair. Porém, o uso é totalmente facultativo, principalmente se a aluno está em um ambiente silencioso e livre de ruídos. Além disso, deve-se observar sempre um volume adequado nos fones, para não prejudicar a audição no longo prazo.

3. Cuidado com a sua interferência durante a aula

Muitos alunos têm vergonha de tirar dúvidas em público e imagine a mãezona do lado vigiando o tempo todo!Como o ambiente da escola foi transferido para dentro de casa, alguns alunos precisam de uma privacidade maior no momento do estudo, mas essa questão deve ser observada por cada família. Há casos em que o aluno não se inibe. Em outros, porém, a presença de um familiar pode impedi-lo, sim, de se manifestar. A família deve ter a sensibilidade em observar e perceber que este momento de estudo é para interação com os colegas e professores.

4. Não faça comentários negativos sobre o novo formato

Muitas vezes, o pai acaba falando: “poxa, outra videoaula”, “outro exercício”, e é preciso evitar fazer esse tipo de comentário; e lembrar que, mesmo se não falar, existe a linguagem não-verbal (gestual, olhos, comportamento) e a criança percebe. Os pais precisam lidar com a situação, pois não podem mudá-la agora. Precisamos se adaptar a ela. Infelizmente é a nova realidade, principalmente agira , com a piora dos casos .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s