Os benefícios da pasta de amendoim na alimentação infantil

Durante um tempo a recomendação geral era a de que o amendoim fosse introduzido na alimentação infantil somente a partir dos 4 anos de idade, em virtude do seu potencial para causar alergia ( uma vez que é um nutriente rico em proteínas ) e do alto risco de engasgo.

No entanto, surgiram novos e importantes estudos que demonstraram, ao contrário do que se imaginava, quanto mais precocemente o amendoim for introduzido na alimentação infantil, menor a incidência de alergias no futuro.

Resultado: a orientação mudou. Isso significa que a recomendação atual é a de que produtos que contêm amendoim podem ser oferecidos para os pequenos que já desmamaram, junto com a alimentação complementar, idealmente antes dos 11 meses de idade.

COMO ASSIM? DAR AMENDOIM A UM BEBÊ?

O ideal é que as crianças muito pequenas, que ainda não conseguem mastigar direito, não comam o amendoim em forma de grão. Nesse caso, elas podem consumir a pasta de amendoim.

Amendoim tem alto risco de engasgo!

E QUAIS OS BENEFÍCIOS DA PASTA DE AMENDOIM?

Importante lembrar que o amendoim é uma leguminosa e uma importante fonte de proteínas vegetais, fibras, vitaminas antioxidantes, minerais e gorduras do “bem”.

Super nutritiva

Uma pasta ideal, feita somente com o amendoim in natura ou torrado (e nada mais), oferece magnésio, potássio e vitamina E. Segundo a Tabela Brasileira de Composiçãode Alimentos, apenas 100 gramas de amendoim contam ainda com 27 gramas de proteínas.

O que isso tem a ver com o seu filho? Ora , naqueles que não aceitam carnes ou estão abaixo do peso , a pasta de amendoim pode ser um bom aliado para incrementar proteína e calorias de uma forma saudável.

Reduzem o colesterol

Tem medo da parte sobre a abundância de gorduras no amendoim? Calma, esse não é um lado negativo. Elas são do tipo insaturado, que aumentam o colesterol bom e reduzem a fração do colesterol ruim. 

Fortalecem o sistema imunológico

Isso ocorre devido ao fato dela ser rica em vitamina E e antioxidantes. A vitamina E é importante para fortalecer os glóbulos brancos (que realizam a defesa do organismo), enquanto a B6 atua no fortalecimento dos glóbulos vermelhos (que realizam o transporte de oxigênio). Os antioxidantes, por sua vez, combatem os radicais livres –que influenciam no envelhecimento da pele e desenvolvimento de doenças.

Reduz o risco de diabetes

Consumir de duas a três colheres de sopa de pasta de amendoim de quatro a cinco vezes por semana reduz o risco de desenvolver diabetes em 30%. Foi o que comprovou uma pesquisa divulgada pelo Journal of the American Medical Association. Isso ocorre por o alimento é fonte de ômega 9 e fibras. Por isso, junto com uma dieta equilibrada, ajuda a prevenir o diabetes tipo 2.

COMO OFERECER AS CRIANÇAS

Por ser bastante calórica, a recomendação é consumir até duas colheres de sopa por dia, juntamente com uma dieta equilibrada. É um alimento bastante versátil que pode ser adicionado em diversas receitas, além de ser consumido com pães no café da manhã. Quando for preparar um sanduíche de pasta de amendoim, opte por pães integrais.

Use a pasta de amendoim também com aperitivos. Escolha frutas como banana ou maçã, além de torradas. Se quiser variar, é possível usar a pasta de amendoim em recheios de bolos, em saladas, smoothies, em receitas salgadas com legumes, arroz ou frango, e também em tapiocas, com iogurtes e mingaus.

E sempre converse com o seu pediatra !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s