Até quando meu filho precisa tomar leite ?

Anos atrás o consumo de leite entre as crianças era uma unanimidade entre os pediatras, agora não é mais. Há quem defenda que, após o desmame, não é preciso mais ingerir leite. “O leite a partir dos dois anos é dispensável” – uma frase que eu ouço com cada vez mais frequência.

SERÁ QUE O LEITE É INDISPENSÁVEL?

Muitos colegas defendem que é impossível atingir diariamente o aporte de cálcio necessário para uma criança  sem o consumo de leite e seus derivados – para chegar ao consumo de mil miligramas de cálcio necessárias põe dia, a criança deveria comer 3 porções de leite. Já sem o consumo de leite de vaca , para chegar perto disso, teríamos que oferecer 30 folhas de espinafre por dia .

O leite pode não ser um superalimento, mas fornece nutrientes valiosos que podem ser difíceis para as crianças obterem de outras maneiras.

Mas será que as crianças realmente precisam mergulhar nesse mar de cálcio? Tenho pacientes entre 1 a 5 anos que consomem litros e litros por dia . E quanto mais bebem leite , menos se alimentam , deixando pais preocupados .

E com isso o uso de Sustagen , farinhas e complementos se torna cada vez maior , fechando o ciclo : mama mais , come menos , a mãe complementa o leite , fazendo a criança mamar mais e mais .

Crianças com mais de 2 anos que tomam mais de 3 mamadeiras ao dia certamente evoluem com deficiência nutricional, como anemia e até falta de apetite, por excesso do consumo de leite.

NEM INDISPENSÁVEL, NEM DISPENSÁVEL

O leite é um superalimento e deve sim, fazer parte da dieta das crianças. Estudos observaram que quando o leite de vaca é trocado por leite vegetal a estatura das crianças é menor .

O leite de vaca é uma importante fonte de cálcio e outros nutrientes , mas não é a única e por isso deve-se evitar oferecê-lo 2 horas antes das refeições. A criança deve comer bem e não mamar bem .

Um copo de leite e uma porção de derivados já é o suficiente . Introduzir iogurtes e queijos é fundamental nos maiores de 1 ano de idade .

A Academia Americana de Pediatria recomenda o consumo de apenas dois copos ao dia.

E ATÉ QUANDO MEU FILHO PRECISA TOMAR LEITE ?

Do nascimento até o segundo ano de vida a criança deve ser amamentada . Já as crianças em uso de fórmulas, a partir do primeiro ano o uso de leite de vaca está permitido . Evite usar fórmulas de seguimento ou composto lácteo. São produtos ultraprocessados e de alto valor , sem uma justificativa nutricional.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s