Bebês não devem tomar banho de sol

Ao sair da maternidade, as mães são orientadas ao deixar a maternidade, sobre a necessidade do banho de sol . Mas a orientação não é para todo bebê, você sabia ?

Sigo sempre as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). E a entidade solicita que o banho de sol seja realizado somente para bebês com icterícia. Neste caso, quanto maior a área de exposição solar, melhor.  Assim, o ideal é deixar o bebê apenas de fralda. Nos dias mais frios, contudo, deve se reduzir a área exposta para pernas e braços.

Deve ser feito no início da manhã, antes das 9h, e à tarde, após às 16h, sendo os melhores horários para o banho de sol. Entretanto, é preciso prestar atenção à temperatura ambiente. Ou seja, se o dia estiver muito quente, deixe o bebê de 5 a 10 minutos no sol; já em dias mais frios, este período pode se estender por até 15 minutos.

NÃO VALE TOMAR SOL ATRAVÉS DA JANELA …

Um lembrete importante é que a exposição ao sol deve ser feita com incidência direta. Em outras palavras, não vale tô.ar o solzinho através do vidro da janela , porque os comprimentos de onda da radiação solar efetivos para reduzir a icterícia são refletidos pelo vidro. Em resumo , esse tipo de exposição não trata da doença.

E POR QUE O BEBÊ SEM ICTERÍCIA NAO DEVE TOMAR SOL?

A SBP sugere evitar a exposição solar direta em crianças menores de 6 meses e esta deve ser limitada nas demais crianças, devido à sensibilização para o câncer de pele.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s