Vamos parar de esterilizar a mamadeira para melhorar a saúde do seu filho?

Bebês não têm um sistema imunológico maduro para se defenderem das milhões de bactérias que tentam invadir o corpo humano diariamente, por isso a esterilização de objetos que vão a boca deve ser feita diariamente.

Até o sexto mês do bebê, a cada uso, é importante desmontar a mamadeira e lavá-la com água corrente e detergente, usando uma escova de cabo comprido. Também a cada uso é preciso esterilizá-la, o que pode ser feito de duas maneiras. A primeira é em fogão convencional, colocando os itens em uma panela, com água cobrindo-os, e ferver por, pelo menos, cinco minutos. A segunda é em um esterilizador para micro-ondas.

Após este período, você deve deixar um pouco de lado a limpeza rigorosa .Depois dos seis meses, lavar com água corrente e detergente neutro já é suficiente e a esterilização não precisa ser diária .

Por que? Ora , nesta fase o bebê já iniciou a alimentação e com certeza muitos objetos foram a boca sem a limpeza adequada , não é mesmo ? Isso tudo de forma natural, não planejada . E é exatamente assim que deve ser a introdução da vitamina S : naturalmente, sem grilos , devemos deixar o bebê entrar em contato com a sujeira .

OS BENEFÍCIOS DA VITAMINA S

A sujeira , apelidada carinhosamente de vitamina S pelos pediatras , é uma peça fundamental para um bom desenvolvimento do sistema imunológico da criança. Baseada na teoria de que foi o excesso de limpeza, a culpada pelo aumento de casos de alergia em crianças nas últimas décadas.

A hipótese é que, sem ter “grande trabalho”, o sistema imunológico das crianças passou a encarar substâncias até então inofensivas, como a poeira e o pólen, como invasores perigosos.

COMO ADMINISTRAR A VITAMINA S?

Não precisa deixar o bebê comer sujeira . São medidas simples de implementar na rotina do seu bebê:

• Quando o bebê já estiver segurando a cabeça, coloque-o em um tapetinho de EVA. Faça estímulos com sons, cores, luzes, na posição de bruços e de barriga pra cima. Converse, cante, brinque, enfim, interaja!

Contato com a natureza faz bem a saúde da criança

• Após os 6 meses, quando já estiver sentando, leve-o para conhecer as texturas da terra, da areia da praia, da grama no parque.

• Comece a levá-lo para passeios na vizinhança. Não precisa colocar ainda no chão, mas leve-o para um local onde exista natureza.

• Ao chegar em casa, lave as mãos e dê banho, mas com sabonete comum. Nada de banhar em álcool gel e usar o sabonete que elimina 99,9% das bactérias.

• Só de ter um pet em casa, já existem estimulações benéficas do sistema imune, mas não é necessário que o bebê esteja em contato direto e frequente com ele. A criança melhora sua imunidade, porque tem contato com os pelos do animal. Também desenvolve mais rapidamente a parte cognitiva, e segundo pesquisas americanas, aprende a andar mais rápido. O convívio com o cão também ajuda na parte de desenvoltura e equilíbrio, pois a criança costuma acompanhar o cão quando ele passeia pela casa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s