Meu filho está pronto para deixar as fraldas ?

Muito se fala sobre as técnicas de desfralde, mas uma dúvida paira sobre a cabeça das mães: será que o meu filho está pronto para iniciar o processo ?

As redes sociais nos trazem imagens e vídeos de bebês fazendo cocô no vaso sanitário antes de 1 aninho , ideias mirabolantes para acelerar o processo , mas a realidade em casa pode ser bem diferente.

Crianças com constipação intestinal pela retirada antecipada das fraldas , tem sido uma queixa muito comum no meu consultório. Perdas de fezes ou de xixi, choro ao evacuar e outro transtornos podem estar relacionadas ao processo de desfralde .

ENTÃO COMO SABER SE O SEU FILHO ESTÁ PRONTO ?

1. Teste da escada

Um dos sinais de que seu filho ou sua filha adquiriu este controle é sua capacidade de subir 5 ou mais degraus de uma escada sem se apoiar em nada. Essa etapa do desenvolvimento indica que o seu filho já possui controle dos esfincteres, as estruturas que controla a a saída das fezes e xixi .

Outro indicativo é o fato de suas fraldas ficarem um bom tempo limpas, além de fazer xixi de uma vez, e não de pouquinho em pouquinho.

2. Não gosta de fralda suja

Quando seu pequeno demonstrar incômodo com a fralda suja, é um momento oportuno para mostrar a ele que evacuar no vaso sanitário é uma opção muito mais confortável! Isso pode ser um estímulo extra para que o desfralde aconteça de forma tranquila.

Uma boa dica é usar uma fralda bem justa no desfralde – auxilia no processo e conscientiza a criança de que ela cresceu

3. Ficar sentado por alguns minutos

Este comportamento é algo esperado desde muito cedo, mas a capacidade de ficar sentadinho no penico é algo adquirido com o tempo e requer atenção e concentração. Se seu pequeno ou pequena é muito inquieto ou agitado, procure formas de auxiliá-lo : ler livros pode ser uma boa opção.

4. Idade para desfralde

Especialistas apontam que as crianças tendem a estar prontas para o desfralde diurno a partir de 1 ano e meio de idade, porém, muitas delas só estarão prontas depois dos 3 anos. É importante ressaltarmos que a idade é apenas um dos fatores e não o mais relevante.

Uma criança de 2 anos pode mostrar-se pronta, mas isso não quer dizer que as que começam o desfralde aos 3 anos estão atrasadas. Não se prender unicamente à idade e estar atento aos sinais comportamentais e psicológicos é o mais importante.

5. Saber nomear o xixi e o cocô

É importante observar se a criança já sabe nomear as partes do próprio corpo, assim como seu próprio xixi e cocô. O momento da troca de fralda é ideal para mostrar à criança o cocô que ela fez.

Livros também podem ser ótimos recursos para este aprendizado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s