Sarna humana , como se pega?

A sarna humana , que não vem do cachorro, está com elevada incidência no litoral paulista e é bem comum entre as crianças.

A escabiose é causada pela fêmea do Sarcoptes scabiei, um ácaro, que para sobreviver necessita de uma temperatura de cerca de 37°C . A fêmea penetra na pele humana, cavando um túnel, por um período aproximado de 30 dias. Depois, deposita seus ovos. Quando eles eclodem, liberam as larvas que retornam à superfície da pele para completar seu ciclo evolutivo.

A coceira ocorre principalmente na região da barriga e genitais . Surgem bolinhas e devido à coceira intensa podem surgir escoriações e infecções de pele.

Geralmente com um exame clínico já é possível saber se a infecção está presente ou não.

Ela apresenta um grau de transmissibilidade elevada pelo contato íntimo e atinge principalmente quem não mantém bons hábitos de higiene, o que inclui não trocar de roupas com frequência. O compartilhamento dessas peças, assim como de uma cama ou mesmo de um sofá infectado também pode contribuir para a disseminação.

SINTOMAS MAIS COMUNS

A doença se manifesta como bolinhas vermelhas e uma coceira persistente, principalmente em áreas quentes do corpo, como dobras, axilas, umbigos, vãos dos dedos, região íntima e tende a piorar a noite . A coceira decorre do movimento do ácaro sob a pele .

Em crianças é muito comum o surgimento de bolinhas vermelhas nas palmas e planta de pé. E o que chama a atenção é a coceira intensa no período noturno , que dificulta o sono .

E COMO SE TRATA?

Através de escabicidas, substâncias que combatem a sarna. O uso é local e deve ser aplicado no corpo todo, exceto acima da linha do nariz e das orelhas, por dois ou três dias. É importante que a aplicação seja repetida depois de sete a dez dias para combater os ácaros provenientes dos ovos que ainda não haviam eclodido na primeira aplicação.

Toda a família deve ser tratada simultaneamente para evitar a reinfestação. Já existem remédios por via oral que também são eficientes no tratamento da sarna.

Sarna de cachorro pega em humano?

Uma das principais dúvidas entre o pais é se a sarna de cachorro pega em humano. Sim , e por isso, ao suspeitar de sarna em seu cachorro, evite deixá-lo dentro de casa e inicie o tratamento . Mas lembre-se de que a sarna humana é muito mais contagiosa entre nós do que a sarna canina .