Por que as crianças precisam dos amigos ?

A interação entre as crianças da mesma idade é super importante para o bom desenvolvimento. A troca faz com que a criança se identifique com o outro e se reconheça através da interação. Além disso, abre espaço para as habilidades interpessoais essenciais para a vida coletiva, como a construção de relacionamentos, a convivência, a lealdade, a confiança e a empatia.

As crianças que têm pelo menos um amigo próximo, em geral, melhoram suas capacidades de comunicação. Além da forma de encarar problemas e resolver conflitos, a criança aprende a lidar com sentimentos bons e os ruins.

Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais focadas em si e no que “eu quero” , estimular que seu filho se relacione e passe tempo com os amigos é essencial.

Aprender a partilhar, a se comunicar, a negociar, a ter autonomia, aprender a se relacionar com seus semelhantes ou desiguais. Com um amigo, a criança aprende o diferente, se questiona. As amizades vão além do entretenimento, elas  irão fornecer as estruturas para a fundação da própria identidade .

A amizade age como um fator de proteção social, que traz benefícios à autoestima e ao bem-estar da criança. Na escola, por exemplo, ela facilita um melhor entrosamento, além de melhorar seu rendimento escolar.

Por isso , com a abertura nesta etapa da pandemia é essencial que os pais proporcionem aos filhos momentos de lazer com os amigos !

Não é raro receber mães preocupadas com as novas variantes, novos casos de coronavírus e através dessa justificativa, manter seus filhos dentro de casa e longe das atividades sociais .

Essa semana atendi uma adolescente que está há cerca de 18 meses dentro de casa . Não vai a escola presencial e não participa de nenhuma atividade esportiva . E isso tem se tornado muito frequente, principalmente entre os pais de filhos adolescentes.

Gente , isso não é normal e não deve acontecer! Em uma pesquisa apenas 8% das mães acredita que brincar e socializar com amigos seja a principal contribuição para o desenvolvimento das crianças, enquanto 51% acha que é mais importante levar ao pediatra e vacinar (A percepção da sociedade brasileira a respeito do desenvolvimento da Primeira Infância (0 a 3 anos) – Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em parceria com o Ibope).

COMO ASSIM??

Somos seres em relação, e, quanto mais pessoas você se relaciona, mais experiências de vida tem, o que enriquece o intelecto e o emocional.

Pare alguns segundos e relembre a sua infância. Aqui a memória me remete a alguns bons momentos com amigos. Devo confessar que com muitos desses amigos da infância já nem tenho mais contato. Lembro do nome de muitos, das brigas , das festinhas de aniversário na garagem , das brincadeiras e das “artes”.

E é assim, as boas lembranças da infância estão vinculadas às pessoas que participaram dos momentos importantes da nossa vida. Mas o valor da amizade na infância vai muito além das recordações: ela tem efeitos direto na construção de quem somos.

Saia da toca e deixe seu filho respirar !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s