Meu filho é muito desatento e acho que isso não é normal

“Meu filho é muito desatento”, é uma das queixas mais frequentes dos pais de crianças em idade escolar. Por isso, vale a pena incentivar algumas atividades para a concentração desde cedo.

Com tantas coisas disputando a atenção da criança — videogames, computador, televisão, celular —, como melhorar o foco das crianças ? Este é o cenário no qual, cada vez mais, as crianças têm dificuldade em sentar em uma sala de aula e assistir à uma aula.

Além de ser capaz de se concentrar, a criança precisa desenvolver autocontrole e consciência corporal para conseguir se manter no mesmo lugar e concluir uma tarefa — só assim ela absorve as informações e processa o aprendizado.

O QUE FAZER PARA MELHORAR ?

O primeiro passo é evitar sobrecarregar o pequeno com tantos estímulos. Além disso, você pode incentivar essa capacidade, já que atenção e foco são habilidades que podem ser aprendidas e estimuladas desde cedo.

Existem diversas brincadeiras e atividades que ajudam o seu filho a aprender a se concentrar. Confira algumas:

1. Assegure-se de que ele dorme o suficiente e que descansa. Existem crianças que dormem muito, mas muito mal e ao final podem render menos por estarem cansadas . 

2. Olhe bem nos seus olhos quando lhe pedir algo. É a melhor forma de se assegurar de que está atendendo ao seu pedido .

3. Quando estiver estudando em casa com ele, crie um local sem elementos que possam distraí-lo. Afaste luzes, brinquedos e objetos que possam chamar a sua atenção no espaço reservado à aula on-line. Crie uma rotina de trabalho. 

4. Não deixe as tarefas mais difíceis para o final. Ele estará cansado e perderá o interesse em se esforçar. 

5. Anime o seu filho para que resuma com frases curtas o que ele acaba de fazer. Isso o obrigará a se concentrar e a exercitar a memória. 

6. Existem brinquedos e jogos que ajudam a exercitar a memória e a concentração, como o jogo da memória, pega palito , damas , jogos de cartas ou mímica.

Para nadar , a criança deve sincronizar movimentos e respiração., um ótimo treino de concentração

7. Atividade física: esportes individuais como tênis e natação auxiliam muito a criança a manter o foco . Meditação é Yoga também são boas opções.

8. Valorize o lazer : criança sobrecarregada não rende e não consegue ter atenção. Proporcione horas de lazer , sem atividades , sem horários.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s